Celebrações contam com exposições, visitas guiadas, sessões vídeo e performances artísticas
Com o mote “Venha ao Barreiro conhecer o seu país”, o Dia Internacional dos Arquivos comemora-se esta quinta-feira, mas é amanhã e com um programa “diversificado e interessante” que o parque empresarial da Baía do Tejo, em conjunto com o município barreirense, a associação Ephemera e o arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra vão promover um conjunto de exposições, visitas guiadas, sessões vídeo e performances artísticas.
A organização convida a população a aproveitar o feriado de 10 de Junho, para se deslocar ao concelho e conhecer os ‘tesouros’ da Cidade dos Arquivos, nomeadamente, para visitar a mostra “Os Tesouros dos Arquivos”, que está patente no espaço do arquivo da administração dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra. A mostra demonstrará ao público “os segredos mais bem guardados dos cinco arquivos de inegável relevo que se encontram no Barreiro”, entre os quais o arquivo dos referidos portos, o Centro de Documentação do Museu Industrial da Baía do Tejo, o arquivo Ephemera, o Espaço Memória e o arquivo da Fundação Amélia de Mello.
Na altura, será ainda possível visitar os espaços do Colectivo SPA e PADA Studios e assistir à exibição do filme “Cartografia em Três Tempos”, de Inês Costa e Mário J. Negrão, filmado neste município.
Pacheco Pereira, da associação Ephemera, destaca que “a relevância dos arquivos e dos documentos que se encontram em cada um deles não se restringe ao Barreiro, é, claramente, de âmbito nacional”. O responsável, considerado um dos embaixadores desta iniciativa adianta que “a diversidade dos arquivos que integram a Cidade dos Arquivos permite conhecer, sob diferentes perspectivas, história da indústria, das empresas, da política, da cultura e de variadíssimos outros aspectos que foram caracterizando a sociedade portuguesa”.
“Conhecer tesouros escondidos do nosso país”
Frederico Rosa, presidente da Câmara do Barreiro, considera que nesta data “temos o Dia de Portugal, que melhor forma de conhecer o seu país do que vir ao Barreiro, […] conhecer tesouros escondidos do nosso país, do nosso Portugal, conhecer melhor a nossa história para poder melhor projectar o nosso futuro”, salienta.
Esta será também a terceira edição da comemoração do Dia Internacional dos Arquivos no município, naquele parque empresarial, numa iniciativa “que tem chamado cada vez mais a atenção das populações do Barreiro e de toda a Grande Lisboa e que as entidades envolvidas convidam todos a celebrar”.
Os arquivos também necessitam de vida, e é por isso que a Cidade dos Arquivos coloca os mesmos a comunicar entre si, com a academia, com os artistas, com o Barreiro e com o mundo. “Aproveite este dia e venha passar connosco momentos únicos e inesquecíveis, através de uma programação com exposições, visitas guiadas, feira do livro, exibição de filmes, entre outras iniciativas”, refere a Baía do Tejo, defendendo que “o interesse e a relevância” destes espaços implica quase uma “obrigatoriedade” de visitar o território.
PROGRAMAÇÃO
09h30 | Visita guiada ao Território da “Cidade dos Arquivos” – ponto de encontro no Mausoléu de Alfredo da Silva
11h00 | Abertura das comemorações do Dia Internacional dos Arquivos com visita guiada à exposição do Arquivo Ephemera “Fotografias da colecção”
11h30 | Inauguração da exposição “Os Tesouros dos Arquivos”, no Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra e exposição do Colectivo SPA
15h00 | Visita à exposição temporária “O poder da Imagem: As Revista de Informação Interna”, no Museu Industrial da Baía do Tejo
16h00 | Exibição do filme “Cartografia em Três Movimentos” de Inês Costa e Mário Negrão, no Espaço Memória
16h30 | Visita guiada ao Espaço Memória
17h00 | Visita guiada à exposição “Os Tesouros dos Arquivos”, no Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra e exposição do Colectivo SPA
18h00 | Visita aos espaços Colectivo SPA e PADA Studios