Barreiro: Biblioteca à distância de um clique durante período de contingência

Barreiro: Biblioteca à distância de um clique durante período de contingência

Barreiro: Biblioteca à distância de um clique durante período de contingência

Município quer reforçar aquisição de livros e garantir apoios aos artistas

 

O concelho do Barreiro dispõe desde o último dia 16 de um serviço de biblioteca digital, onde a população pode efectuar as suas consultas através do programa #2830vivemcasa, promovido por aquele município e ajustado ao período actual de contingência devido ao novo coronavírus. De acordo com a câmara local, esta “é mais uma forma de contribuir para a melhoria da vida de quem está em casa”, inclusivamente, para “apoiar os alunos” com a disponibilização de uma série de clássicos da literatura portuguesa que são lecionados na disciplina de português.

- PUB -

Entre os livros disponíveis estão “A Ilustra Casa dos Ramires”, de Eça de Queirós, bem como a publicação “Amor de Perdição” de Camilo Castelo Branco, para além dos vários Autos da autoria de Gil Vicente, entre muitos outros. A iniciativa, realizada para combater o isolamento criado em resultado da pandemia Covid-19, faz parte do programa de apoio específico para a área da cultura, um dos sectores da sociedade mais afectado “neste período excepcional das nossas vidas”, adianta o município barreirense.

“Não podemos deixar de manifestar a nossa solidariedade para com todos os profissionais e estruturas da área”, acrescenta a autarquia, que a este propósito decidiu criar a linha de programação online que inclui diversas medidas de apoio a esta área, tendo como “especial enfoque a comunidade artística” do Barreiro.

Acelerar pagamentos aos agentes culturais

- PUB -

Das medidas que estão em vigor, destaca-se o desenvolvimento da própria programação online do município, mas também a “continuidade de todos os apoios financeiros às estruturas culturais” concelhias e que estão protocoladas com aquela câmara municipal, reafirmando a sua intenção de “exercer todos os esforços para adiar iniciativas e não cancelar” os eventos e “acelerar todos os procedimentos administrativos para os pagamentos dos agentes culturais”.

Além disso, outra das medidas prende-se com o alargamento dos apoios a estruturas não protocoladas e a reafectação da verba destinada a espectáculos ao vivo à comunidade artística barreirense para conteúdos online de artistas locais. De acordo com o mesmo programa, que prevê a disponibilização de conteúdos de cariz cultural nos meios digitais do município, a autarquia revelou que está apostada no “reforço na aquisição de livros para a biblioteca municipal e bibliotecas escolares”, de modo a dinamizar o sector livreiro.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -