Autarquia e Central Animal apelam à população uma atenção redobrada e para reportar casos de raptos às autoridades
A GNR e a PSP estão a investigar denúncias que dão conta de raptos massivos de gatos em colónias do município no Barreiro. Mafalda Brogueira, da Central Animal, aponta para centenas o número de gatos raptados desde Maio e a autarquia diz que já encaminhou para as autoridades as denúncias que recebeu sobre raptos.
Autarquia e Central Animal apelam à população uma atenção redobrada e para reportar casos de raptos às autoridades.
De acordo com Mafalda Brogueira, há indícios que apontam para os raptos serem levados a cabo indivíduos que se deslocam em carrinhas às colónias identificadas e onde se encontram gatos. “Eles utilizam armas que disparam redes, um equipamento que é altamente sofisticado na captura de animais”, diz Mafalda Brogueira, adiantando que os raptos são realizados principalmente à noite e madrugada.
O grupo Central Animal agregou várias queixas e relatos que apontam para estes raptos e passou-as às autoridades. Também a Câmara Municipal do Barreiro, refere já ter alertado “as autoridades competentes, que informaram que estão a verificar a veracidade destas denúncias”.
Mafalda Brogueira alerta a população, principalmente aos residentes junto destas colónias, para se juntarem a cuidadoras das colónias e ficarem atentos a movimentos estranhos por o que diz serem estes indivíduos em carrinhas brancas.
No mesmo sentido, a autarquia “sensibiliza a população, em especial as cuidadoras das colónias de gatos do concelho, para que reportem os casos à polícia, de forma que possam ser encontradas respostas céleres”.
A autarquia barreirense diz “ter tomado conhecimento destas situações através de uma denúncia telefónica, utilizando a linha de adopção, além de ter tido acesso a algumas informações através de grupos nas redes sociais. A autarquia tem estado especialmente atenta a esta situação e já alertou as autoridades competentes, que informaram que estão a verificar a veracidade destas denúncias”.
As razões que levam ao desaparecimento destes animais são desconhecidas, mas Mafalda Brogueira dá conta que houve quem visse alguns animais mortos após estes desaparecerem. “Cabe às autoridades descobrir o que leva a que estas pessoas raptem os gatos e é preciso haver uma maior vigilância aos animais que se encontram vulneráveis”.