19 Maio 2024, Domingo

- PUB -
Anabela Martins assume direcção clínica de cuidados primários da ULSAR

Anabela Martins assume direcção clínica de cuidados primários da ULSAR

Anabela Martins assume direcção clínica de cuidados primários da ULSAR

Nomeação do Conselho de Administração da estrutura manteve Ana Teresa Xavier como directora-clínica

 

Anabela Domingues Pires Ribeiro Martins, que desempenhou funções como presidente do conselho clínico e de Saúde do ACES Almada-Seixal entre 2018 e 2013, é agora directora clínica na área dos Cuidados de Saúde Primários na Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR). O nome foi anunciado no final do mês de Janeiro, aquando da nomeação do Conselho de Administração da ULSAR que vai agregar novos nomes à estrutura.

Maria Teresa Fernandes de Jesus de Sousa Carneiro continuará a ser presidente do conselho de administração da unidade, Ana Teresa Nobre Duque Monteiro Leite Marques Xavier mantém-se como directora-clínica dos cuidados hospitalares, Miguel Ângelo Madeira Rodrigues foi nomeado vogal executivo com o pelouro das Finanças, Jorge Manuel da Silva Pinto também como vogal executivo – uma nomeação que surgiu dos municípios agregados pela ULSAR – e José Filipe Fernandes Nunes como enfermeiro director da mesma unidade.

Para Maria Teresa Carneiro “este é o reconhecimento do trabalho que temos vindo a realizar junto da comunidade, sempre em estreita articulação com os profissionais que diariamente trabalham em prol dos utentes”, lê-se em nota de Imprensa da Unidade Local de Saúde Arco Ribeirinho enviada à redacção de O SETUBALENSE. “Mas reveste-se de uma grande responsabilidade pelo desafio que temos pela frente, uma vez que se trata de um novo modelo de organização de cuidados, que junta na mesma instituição os cuidados hospitalares e os cuidados de saúde primários; dois níveis de cuidados tão diferentes, mas que se complementam com o objectivo último de prestar os melhores cuidados à comunidade que servimos. Juntos cuidamos!”.

A entrada dos novos membros ficou marcada, já na manhã desta segunda-feira, pela visita do Conselho de Administração da ULSAR à Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) Barreiro, à Unidade de Saúde Familiar (USF) Alburrica, à Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP) Arco Ribeirinho- Pólo Barreiro e a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Barreiro, como forma estarem mais próximos dos profissionais que trabalham em cada uma das unidades.

Desde o início do ano que há uma nova designação para as unidades de Saúde do País depois de uma reestruturação do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que decidiu pela “integração dos hospitais e centros hospitalares existentes com os Agrupamentos de Centros de Saúde, adoptando para isso o modelo de organização e funcionamento em unidades locais de saúde (ULS), nos termos previstos no Estatuto do SNS”, refere a mesma nota.

Com a promessa de uma prestação de cuidados de maior proximidade aos utentes, estas incorporam “na mesma entidade pública empresarial duas dimensões jurídicas e organizativas, os cuidados de saúde hospitalares e cuidados de saúde primários”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -