29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiro'Provocação de Sabores' atrai centenas e duplica participação de produtores

‘Provocação de Sabores’ atrai centenas e duplica participação de produtores

Maria João Regalo, vereadora responsável pelo Turismo, faz balanço “fantástico” à iniciativa que cresceu a olhos vistos nesta segunda edição

 

- PUB -

Cerca de 800 visitantes passaram pelo Mercado Municipal 1.º de Maio, no passado fim-de-semana, para desfrutarem da 2.ª edição da iniciativa municipal “Provocação de Sabores”, que juntou à volta de seis dezenas de produtores de vinho de todas as regiões do País, incluindo ilhas.

Os números foram revelados pelo município barreirense, promotor do evento em conjunto com a Vinus Rarus, e o balanço final à iniciativa resume-se a uma palavra – “fantástico”, considerou Maria João Regalo, vereadora responsável pelo pelouro do Turismo e pelo Gabinete dos Mercados.

“Duplicámos a representação de produtores neste evento inspirado na história da nossa terra e no vinho ‘Bastardinho’. Antes de sermos uma terra industrial, éramos uma vila agrícola, uma vez que um terço do nosso território estava plantado de vinhas, pois tínhamos a casta ‘Bastardinho’, com produção desse vinho licoroso”, sublinhou a autarca, em declarações publicadas no site do município.

- PUB -

E a decisão de levar, desta vez, o certame para o Mercado 1.º de Maio também foi uma “aposta ganha”. “Aproveitámos para apresentar uma nova imagem do equipamento e prevemos realizar outros melhoramentos”, revelou, sem deixar de classificar como “positiva” a capacidade de atracção de público local e forasteiro que a “Provocação de Sabores” registou. “Temos, também, a noção que estamos a trazer pessoas de outras terras e para nós é muito bom termos eventos desta dimensão”, destacou.

A primeira edição já tinha deixado bons indicadores, até porque, enquanto “experiência-piloto”, tinha corrido “muito bem” e acabou por contribuir para a duplicação do número de produtores participantes contabilizada na edição deste ano. “Os produtores que trabalham e estudam o vinho gostaram de cá estar e, por isso, a tendência será para continuar a crescer”, concluiu.

- PUB -

Ao longo dos dois dias (sábado e domingo), quem passou pelo Mercado 1.º de Maio pôde degustar vinhos exclusivos e a gastronomia preparada por alguns restaurantes locais aderentes, participar em provas comentadas e ficar a conhecer todo o processo produtivo vitivinícola.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -