25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroServiço de Pediatria do Centro Hospitalar Barreiro Montijo renova certificação

Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar Barreiro Montijo renova certificação

Cristina Didelet, directora do Serviço de Pediatria, afirma que manter este reconhecimento é um incentivo para toda a equipa

- PUB -

Numa altura em que o Serviço Nacional de Saúde está a viver tempos de constrangimento, e muito em particular as Urgências Pediátricas, o Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) renovou a certificação pela Direcção-Geral da Saúde (DGS), em conformidade com o Modelo de Acreditação da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA). Reconhecimento este que conseguiu em 2016, e tem por base a acreditação adoptada pelo Ministério da Saúde de Portugal.

Segundo o gabinete de comunicação do Hospital do Barreiro, este modelo de acreditação é o adoptado pela DGS para certificar unidades de saúde “por ser o que melhor se adapta aos critérios definidos na Estratégia Nacional para a Qualidade em Saúde”, sendo ainda um modelo “consolidado e reconhecido, concebido para um sistema público de saúde de organização semelhante ao português”.
Lembrando precisamente este período menos fácil para o Serviço Nacional de Saúde e Urgências Pediátricas, a directora do Serviço de Pediatria do CHBM, Cristina Didelet, afirma que “manter este reconhecimento é um incentivo para toda a equipa”.

Acrescenta a responsável que, “apesar de todas as dificuldades”, os profissionais de saúde do serviço que dirige “mantém padrões de qualidade e competência que constituem um motivo de orgulho e reforçam a vontade de manter a continuidade da actividade e
melhoria contínua”.

- PUB -

O Serviço de Pediatria desenvolve actividade ao nível do internamento, nas áreas de Pediatria, Neonatologia e Obstetrícia, e também ambulatório que responde pela parte da Consulta Externa, Hospital de Dia e Urgência.

Segundo dados do CHBM, no ano passado, este serviço registou “619 internamentos na Pediatria, 227 na Neonatologia e 1 502 no Berçário/Obstetrícia”, tendo realizado ainda “10 516 consultas médicas, 4 557 consultas de enfermagem e 1 068 sessões de Hospital de Dia”. Registou ainda “39 607 atendimentos na Urgência Pediátrica”, o que corresponde a “mais 45,3% do que em 2021”, com isto, “em média foram observadas 119 crianças e adolescentes diariamente”.

Em nota de Imprensa, o CHBM aponta que, actualmente, além do Serviço de Pediatria, tem mais sete serviços certificados, sendo estes o Aprovisionamento, Radioterapia, Oncologia, Bloco Operatório, Imunohemoterapia, Recursos Humanos e a Unidade de Cirurgia de Ambulatório – Montijo.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -