30 Março 2023, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroAlcântara acolhe “Os Tesouros dos Arquivos do Barreiro”

Alcântara acolhe “Os Tesouros dos Arquivos do Barreiro”

Mostra tem patente arquivos com história da região. Documentos ilustram importância da revolução política e industrial no Barreiro

 

- PUB -

A distância para conhecer o arquivo documental e fotográfico da história do Barreiro está a uma travessia no Rio Tejo, a partir de 4 de Março e até ao final do mês, com a exposição “Os Tesouros dos Arquivos do Barreiro… em Lisboa” patente na Gare Marítima de Alcântara.

As representações são variadas, entre um escafandro, documentos, fotografias, bonés assinados, e uns sapatos com uma serra escondida na sola. Há uma composição diversificada dos arquivos expostos – o Arquivo Ephemera, o arquivo municipal Espaço Memória, o Centro de Documentação do Museu Industrial da Baía do Tejo, o Arquivo da Fundação Amélia de Mello, os Arquivos dos Portos de Lisboa Setúbal e Sesimbra e o Colectivo SPA.

A vereadora Maria Arlete Cruz, com o pelouro do Património Cultural, Arquivo Histórico e Turismo, revelou a O SETUBALENSE que esta exposição está na capital de Portugal “por ser um pólo difusor por excelência da cultura e pelo impacto que terá na visibilidade. É mais fácil vir à Gare Marítima de Alcântara do que ir ao Barreiro, apesar das excelentes ligações”, disse.

- PUB -

José Pacheco Pereira, do Arquivo Ephemera, ressalvou que estes arquivos são “não só da documentação da história do Barreiro”, a nível cultural, social, do desporto e da indústria, apesar da sua importância, mas também da “relação da cidade com o rio e com o mar”.

Várias vezes foi sublinhado que todo o arquivo não é algo que seja um retracto do passado, mas sim um inestimável contributo para a implementação e vivência da sociedade contemporânea actual.

A afirmação que parte do município é de que o Barreiro seja, “talvez a única verdadeira cidade industrial do país”. A construção do complexo industrial CUF (Companhia União Fabril), no ano de 1907, esteve na génese de todo o desenvolvimento regional, que moldou “decisivamente as características e a identidade do território e da sua população”.

- PUB -

A partir de 4 de Março, com a inauguração às 17h e uma visita guiada, até dia 31, de quinta a segunda-feira, das 14h00 às 19h00, esta mostra pode ser visitada e contemplada, com anos de trabalho e dedicação de recolha de informação de uma parte significativa do papel fundamental do Barreiro no progresso industrial e cívico.

Dia 18 de Março terá lugar a palestra “Os tesouros do Desporto do Barreiro”, com nomes de referência nas várias modalidades. Um colóquio encerra a iniciativa desenvolvida em Alcântara, no dia 31 do mesmo mês.

 

Comentários

- PUB -

Mais populares

Chegou a hora de Setúbal

Setúbal é um distrito único. Em pouco mais de cinco mil quilómetros quadrados combina o que poucos países oferecem em todo o seu território. A maior praia da Europa e a maior empresa exportadora de Portugal.

DataRede prepara-se para instalar novos parquímetros em doze zonas da cidade

Acção estava prevista para 6 de Fevereiro, mas foi reagendada por "motivos alheios à vontade" da concessionária

Mãe das crianças que viviam em casa abandonada em Setúbal consentiu entrega

As três crianças com idades entre os dois e seis anos foram retiradas pela PSP de Setúbal na quarta-feira de uma casa em condições miseráveis
- PUB -