19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroUtentes menos urgentes no hospital Barreiro-Montijo com direito a consulta

Utentes menos urgentes no hospital Barreiro-Montijo com direito a consulta

Atendimento é feito no centro de saúde no prazo máximo de 24 horas, ao abrigo de um protocolo de articulação

 

- PUB -

Os utentes triados com a pulseira azul ou verde na urgência do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) podem ter consulta no centro de saúde no prazo máximo de 24 horas, ao abrigo de um protocolo de articulação, foi hoje anunciado.

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo e o Agrupamento de Centros de Saúde Arco Ribeirinho (ACES AR) assinaram um protocolo de articulação e, em comunicado, as duas entidade explicam que visa “promover o acesso a cuidados de saúde de natureza adequada e proporcional às necessidades de cada utente, no mais curto espaço de tempo possível, possibilitando uma utilização mais eficiente dos recursos de saúde e valorizando os cuidados de continuidade e proximidade”.

Assim, os doentes triados com as cores azul e verde nos serviços de Urgência Geral (Barreiro) e Urgência Básica (Montijo) podem ser referenciados, desde segunda-feira, para o seu centro de saúde, assegurando o CHBM, em articulação com os cuidados de saúde primários, a marcação de uma consulta no ACES AR no período máximo de 24 horas.

- PUB -

A pulseira azul corresponde a um grau de prioridade não urgente, com um tempo de espera de 240 minutos. A pulseira verde representa uma situação de pouca urgência, com um tempo de espera de 120 minutos.

Em 2022, o Serviço de Urgência Geral do CHBM observou 76.017 doentes, mais 16,7% do que no ano anterior, o que se traduz numa média diária de 228 doentes.

Por seu turno, o Serviço de Urgência Básica atendeu 29.726 doentes em 2022, mais 44,2% do que no ano anterior, numa média diária de 89 doentes.

- PUB -

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo foi criado em 01 de Novembro de 2009 e integra o Hospital de Nossa Senhora do Rosário e o Hospital do Montijo.

Tem mais de 30 valências clínicas e uma área de influência que engloba os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, servindo uma população de mais de 219 mil habitantes, de acordo com os Censos de 2021.

O ACES Arco Ribeirinho serve também a população destes concelhos.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Autoridades suspeitam ter encontrado corpo de mariscador desaparecido em Montijo

Cadáver foi descoberto a flutuar no Tejo, em frente ao Terreiro do Paço
- PUB -