25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroAprovada a saída do município do Barreiro da AMRS

Aprovada a saída do município do Barreiro da AMRS

Assembleia Municipal deliberou a desvinculação da autarquia da associação

 

- PUB -

A Assembleia Municipal do Barreiro aprovou, na noite de quarta-feira, a desvinculação da autarquia da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS).

A proposta foi apresentada na reunião da Assembleia Municipal do Barreiro, no distrito de Setúbal, depois de em 2 de Novembro ter sido aprovada em reunião do executivo camarário liderado pelo socialista Frederico Rosa.

A AMRS, presidida por André Martins, que dirige a Câmara de Setúbal, integra actualmente 11 concelhos daquele distrito, cinco dos quais liderados pelo Partido Socialista e os restantes pela CDU.

- PUB -

Entre o final de Outubro e o início de Novembro, as autarquias do Barreiro, de Almada e da Moita (lideradas pelo PS) aprovaram nas respectivas reuniões de câmara a desvinculação da AMRS.

O assunto foi agora à reunião da Assembleia Municipal do Barreiro, tendo sido aprovada a desvinculação do município da AMRS com os votos a favor dos deputados do Partido Socialista, do Partido Social Democrata e do Chega e os votos contra dos deputados da CDU e do Bloco de Esquerda.

Em 2 de Novembro, o presidente da Câmara do Barreiro explicou que sempre foi reconhecido por um vasto conjunto de eleitos que o valor que o município pagava para a AMRS era demasiado elevado face ao retorno.

- PUB -

O Barreiro paga mais de 150 mil euros por ano em contraposição com os 20 mil que despende para a Área Metropolitana de Lisboa, adiantou Frederico Rosa.

Por essa razão, foi criado um acordo que permitia, já este ano, uma redução em 25% do valor anual pago por cada município, explicou.

Contudo, segundo Frederico Rosa, depois de um período de reflexão de quatro anos pela direcção da AMRS, os municípios foram surpreendidos com o facto de os documentos para o orçamento da AMRS não incluírem esta proposta, mas sim um pedido de nova reflexão.

Na reunião de quarta-feira da Assembleia Municipal Frederico Rosa disse lamentar ter de apresentar a proposta de desvinculação porque “tudo fez para que isso não acontecesse”, mas que face à não redução da quotização anual não será possível ao município continuar.

A CDU propôs que a votação desta proposta fosse adiada para permitir maior debate, mas o mesmo foi rejeitado, considerando o deputado da CDU André Carmo que a proposta de desvinculação tinha um argumento estritamente economicista.

Já para o deputado do Bloco de Esquerda Francisco Alves, a decisão do executivo camarário do Barreiro é um problema político e não de números.

“É política pura e dura de território”, disse, adiantando ainda na declaração de voto que a disputa entre o PS e o PCP “é uma irresponsabilidade que vai prejudicar o distrito”.

Para o deputado do Chega, Nuno Chambel, a AMRS é um sorvedouro de impostos dos munícipes, acrescentando que o seu partido não se revê num formato que considera antiquado e “apenas ajuda a aumentar a despesa das autarquias”, enquanto o PSD classificou a AMRS como uma organização obsoleta.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -