1 Fevereiro 2023, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroCâmara aprova projectos para comunidades desfavorecidas e residência de alunos do Politécnico...

Câmara aprova projectos para comunidades desfavorecidas e residência de alunos do Politécnico na Quinta da Lomba

Requalificação no Alto do Seixalinho vai avançar no próximo ano

 

- PUB -

A Câmara do Barreiro aprovou na última reunião do executivo, na passada semana, a validação da assinatura do termo de aceitação PRR Comunidades Desfavorecidas, no valor total de 5,5 milhões de euros, com 3,7 milhões destinados à requalificação da zona do Alto do Seixalinho.

A área integra a escola ali existente e todo o espaço envolvente ao Largo da Santa, com mais de um milhão e 750 mil euros para esta acção, transversal a todas as pessoas, nomeadamente a crianças e seniores, tendo a autarquia contado com o apoio do movimento associativo e dos agentes locais para colocar em marcha a operação, prevista avançar no próximo ano e que terá de estar concluída até final de 2025.

“Vão ser dois anos de muito trabalho, mas com muito proveito, em que vamos conseguir colher os frutos desta actividade no futuro e que será importante para o Barreiro e em particular para a União de Freguesias do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena”, sublinhou a vereadora Sara Ferreira, responsável pelo pelouro de Intervenção Social.

- PUB -

Em relação à aprovação da instalação no concelho de uma Comunidade de Inserção, que vai permitir dar resposta a pessoas que se encontrem em situação de sem-abrigo, a autarca encara a medida como “uma resposta temporária, que permita a definição, com todo o apoio técnico e ajuda, de um projecto de vida mais estruturado, mas que dá às pessoas um período numa unidade residencial, com todas as condições que lhes permita depois [desenvolver] todo o seu [percurso] de vida”. A acção vai beneficiar um total de 12 indivíduos.

Antigo espaço dos Reguilas vai acolher residência para alunos do Instituto Politécnico de Setúbal

Paralelamente, foi ainda aprovada a cedência de um direito de superfície ao Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), nas antigas instalações dos Reguilas, na Quinta da Lomba (Santo André), para a instalação de uma residência de estudantes, que vai dar resposta a uma franja da população estudantil que reside no território e que estuda naquele organismo. “São três candidaturas positivas, diferentes, mas que se complementam no sentido de colmatar as necessidades que conseguimos identificar”, adianta Sara Ferreira.

Reforço alimentar de Natal e almoço para os sem-abrigo

- PUB -

O município barreirense vai ainda dar início, a partir desta semana, à entrega do reforço alimentar de Natal às famílias mais carenciadas do concelho. Este ano, segundo Sara Ferreira, a autarquia optou pela entrega, ao invés do tradicional cabaz que marca este período festivo, de um cartão às famílias para compras numa superfície comercial situada no concelho.

Deste modo, explicou no decorrer da sessão de câmara, os agregados poderão dirigir-se posteriormente a estes espaços e “levantar os produtos que lhes façam mais falta, suprindo as necessidades mais prementes, o que significa que poderão optar por aquilo que preferem comer, aquilo que gostam e aquilo que mais precisam, [dando-lhes assim] a dignidade que merecem”.

Sara Ferreira anunciou ainda que a autarquia vai também proporcionar que as pessoas sem-abrigo participem num almoço natalício, nomeadamente as que são apoiadas pelo projecto municipal “Ser Casa Barreiro”, no próximo dia 22, perto das instalações do corpo dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste, na Baía do Tejo.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Novo 10 de portas fechadas após polémica que envolve dívida de 700 mil euros

Empresário apresentou proposta ‘promissora’, que acabou por deixar proprietário do espaço de mãos a abanar

Autoeuropa anuncia unidade 1 milhão do T-Roc que vai rodar noutro continente

Número redondo foi anunciado pela direcção da fábrica de Palmela. Automóvel já tem destino traçado

O sangue e o oxigénio dos Tribunais

Ninguém duvida que os oficiais de justiça são essenciais para a Administração da Justiça.
- PUB -