28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroCentro de Saúde do Lavradio ganha pólo de vacinação internacional

Centro de Saúde do Lavradio ganha pólo de vacinação internacional

Vacinação pode ser realizada no espaço, para prevenir possíveis difusões de doenças dos residentes no concelho e na Moita, Alcochete e Montijo

 

- PUB -

O edifício-sede do Centro de Saúde do Lavradio, no Barreiro, acolheu na manhã desta segunda-feira a inauguração do Centro de Vacinação Internacional do ACES Arco Ribeirinho, que conta a partir desta semana com a consulta do viajante, destinada a todos os moradores residentes no território e nos concelhos da Moita, Montijo e Alcochete. Após os acontecimentos que marcaram os dois últimos anos, em virtude da situação pandémica, todos podem agora perceber que “os microrganismos, tais como as bactérias e os vírus, não têm fronteiras ou passaporte”.

A prevenção da doença e a promoção da saúde são as duas metas que esta nova consulta deseja alcançar de agora em diante, dando cumprimento ao regulamento sanitário internacional através da aposta na vacinação, estando a organização ciente do desafio que anseia alcançar, contribuindo para a literacia do viajante e para que este possa fazer a sua deslocação em segurança, sem levar doenças para os países de destino ou trazer enfermidades para Portugal.

Miguel Lemos, director-executivo do ACES, garantiu que o território vai “ficar muito bem servido, porque este é um serviço público que tem mesmo de ser de excelência e virado para as pessoas”, sendo este mais “um passo na garantia de criar acesso aos cuidados de saúde para os utentes, num contexto de luta permanente, que é contínuo, e num trabalho colectivo e de conquista diária”.

- PUB -

Já o presidente da Câmara do Barreiro, Frederico Rosa, afirmou que “estas conquistas são pequenas para quem lá está fora e tem acesso à saúde”. “Mas para quem está nesta equipa é uma conquista enorme, com muito empreendedorismo interno, para conseguir estes passos fundamentais, que são importantes e vão possibilitar às pessoas ter um acesso muito mais fácil a estes cuidados, num mundo onde não há fronteiras e onde temos de nos preparar [para esta realidade]”, vincou.

Prevenção e precaução essenciais aos viajantes

O encontro contou ainda com a presença de Graça Freitas, directora-geral da Saúde, que recordou que a vacinação tem sido a grande tarefa da sua vida. A responsável considera que a entrada em funcionamento do novo espaço permitirá a todos que possam viajar “em segurança e que tenham um regresso sem problemas”, passando a poderem contar com uma equipa de profissionais “que está à sua espera no seu retorno”, na medida em que “as vacinas são uma das ferramentas de protecção de todos”.

- PUB -

Na entrada em funcionamento do décimo quarto espaço a nível nacional e em declarações a O SETUBALENSE, Graça Freitas mostrou-se “muito satisfeita porque cada vez mais as pessoas viajam com maior frequência” e é neste espaço e através desta consulta que cada um “pode verificar se carece ou não de vacinas especiais para o sítio onde vai”. A responsável realçou ser essencial a “prevenção, em relação ao destino, precaução e a própria vacinação”.

“No regresso, se tiverem um sintoma como febre, que é sempre um sinal de alerta, devem voltar a esta consulta, relatar onde estiveram e o que fizeram, tendo em conta que podem ter importado uma doença de um destino que tem outro tipo de vírus, bactérias ou parasitas, para evitar qualquer tipo de contágio e para protecção do próprio e de todos”, concluiu.

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -