27 Setembro 2023, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroMinistra da Solidariedade e Segurança Social visita Santa Casa e projecto “Ser...

Ministra da Solidariedade e Segurança Social visita Santa Casa e projecto “Ser Casa Barreiro”

Ana Mendes Godinho esteve de passagem pelo município, que viu aprovado projecto de um milhão de euros

 

- PUB -

Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, esteve na manhã desta terça-feira de visita à Santa Casa da Misericórdia do Barreiro, acompanhada da secretária-de-Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, no âmbito da aprovação de um investimento de um milhão de euros, ao abrigo do Programa Pares 3.0, que vai reforçar a resposta social para pessoas idosas no território.

A visita incluiu ainda uma deslocação às instalações do “Ser Casa Barreiro”, projecto situado na zona antiga da cidade, gerido pela Câmara em parceria com a Associação RUMO e dedicado à inclusão social e profissional de pessoas que se encontram em risco de situação de sem-abrigo.

 

- PUB -

A autarquia, recorde-se, é uma das primeiras na região com um projecto aprovado para a criação de uma Comunidade de Inserção no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para “requalificação e alargamento da rede de equipamentos e respostas sociais e inovadoras”, que permitirá integrar 12 pessoas sem domicílio no concelho.

Sara de Oliveira, provedora daquela Santa Casa, expressou a “forma inexcedível” como a ministra acompanhou esta organização nos tempos da pandemia, contribuindo “de forma decisiva para que tivéssemos conseguido evitar uma enorme tragédia junto [dos cerca] de 250 utentes que albergamos na nossa instituição”. A responsável agradeceu aos trabalhadores e prestadores de serviços pelo trabalho realizado “num dos momentos mais difíceis que vivemos”, por nunca deixarem de “mostrar o espírito de missão e sacrifício, que constitui os mais sólidos alicerces da nossa história”.

- PUB -

A provedora explicou ainda que o projecto apresentado pela Santa Casa no âmbito do PRR, tem como meta “aumentar a capacidade de alojamento” no segundo piso daquelas instalações, com a criação de mais 25 camas, que permitirá duplicar a área do Lar de São José, passando o espaço a poder albergar meia centena de utentes “e melhorar o equilíbrio financeiro e de sustentabilidade” daquele espaço, aumentando o número de postos de trabalho.

“Esta era uma necessidade premente para o Barreiro, uma vez que somos o concelho com a taxa mais elevada de crescimento demográfico da península de Setúbal”, acrescentou Sara de Oliveira. “Estamos a passar por uma situação muito complexa, causada pelo aumento exponencial dos preços no sector da construção civil, [situação] que pode vir a dificultar a realização deste projecto”, frisou, realçando que a escalada das taxas de juro pode também vir a afectar a instituição, colocando em causa a sua sustentabilidade.

Em 2021 aquela Misericórdia encerrou o ano com um orçamento superior a 7 milhões de euros, conseguindo apoiar diariamente cerca de 750 pessoas, contando com 350 trabalhadores, porém, “a conjuntura e os problemas estruturais que enfrentamos são muito complexos”, situação que a directora da instituição encara “com uma dose realista de optimismo”.

Misericórdia conseguiu “superar” situação atípica

O encontro contou ainda com as presenças, entre outros, de Luísa Malhó, directora do Centro Distrital de Setúbal da Segurança Social e do presidente daquela edilidade, Frederico Rosa, além da vereadora Sara Ferreira, que tutela a divisão de Intervenção Social na autarquia.

Durante a sua intervenção, a ministra agradeceu “a forma tão corajosa, com tanta resiliência e força, que a Santa Casa conseguiu ultrapassar os tempos difíceis que aqui se viveram”, salientando “a forma exemplar como conseguiram superar” um momento tão “atípico” como a pandemia, demonstrando que este momento “nos mostrou como é possível haver uma cooperação de uma forma completamente diferente, não formal e real no terreno”.

“Se hoje estamos aqui a apresentar este projecto foi porque num momento crítico como a pandemia, tiveram a capacidade de ir à luta e de apresentar projectos numa fase tão difícil e sabemos como [isso] é difícil”, realçou Ana Mendes Godinho, que defendeu ser agora preciso “valorizar os salários e garantir que todas as pessoas que trabalham no sector social têm as mesmas condições”, num esforço “que deve ser colectivo” e que prevê a implantação em breve de uma medida excepcional “para apoiar o aumento dos custos com a energia”.

Frederico Rosa | Candidatura de 700 mil euros vai apoiar mais de uma dezena de pessoas sem-abrigo

Por seu turno, o presidente da Câmara do Barreiro, Frederico Rosa, em declarações a O SETUBALENSE, afirmou que “é muito importante que os governantes venham ao terreno” conhecer os vários projectos que estão a ser desenvolvidos. O autarca adiantou que esta segunda-feira, o município viu aprovada a sua candidatura do PRR para comunidades de inserção às quais é preciso dar uma resposta mais rápida.

“São 700 mil euros, que nos vão dar a capacidade de termos resposta para 12 pessoas, num alojamento que não sendo temporário, pretende retirar as pessoas sem-abrigo desta situação, para voltar a inserir e voltarem ao seu percurso de vida”, disse.

“Para além das candidaturas e do trabalho e contactos institucionais, é importante que a ministra perceba no terreno, o impacto que estas medidas governativas têm para as IPSS’s e associações, que são muito dependentes destes apoios e destas respostas”, lembrou, fazendo um balanço positivo desta intervenção a nível concelhio, num “reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser aqui realizado”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Burros vagueiam por Setúbal há vários dias. Autoridades sem resposta

Animais circulam livremente pelas ruas. Um cavalo já foi colhido pelo comboio

Menina de 14 anos está desaparecida em Setúbal

Desaparecimento já foi participado à GNR. Jovem foi vista pela última vez junto à Escola D. João II

Setúbal no doutoramento de Diogo Ferreira

Tese do historiador sadino foi obteve a classificação máxima 
- PUB -