8 Dezembro 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroBarreiro já tem nova esquadra da PSP

Barreiro já tem nova esquadra da PSP

Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, garante que espaço vai agora assegurar um policiamento de proximidade na cidade

 

- PUB -

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, presidiu ontem à cerimónia de inauguração da 5.ª esquadra da PSP, na Travessa da Figueira, numa das áreas centrais da zona antiga da cidade do Barreiro. O governante destacou que uma das funções de todos os que ali vão trabalhar “é garantir o cumprimento da lei e da ordem, na medida em que a lei é mesmo a emanação da vontade popular”.

A infra-estrutura, que se traduz num investimento de 1,5 milhões de euros, vai garantir “um policiamento de proximidade, que apenas é possível porque temos agentes e oficiais comprometidos com este dever”, recordando o papel de todos os autarcas “que contribuíram para esta realização”.

- PUB -

 

Para o governante, a modernização das infra-estruturas e dos equipamentos é essencial “para garantir outras condições de dignidade, no exercício destas funções das forças e dos serviços de segurança”. “Temos em curso um programa de rejuvenescimento do dispositivo regular do efectivo das forças de segurança e este ano estamos a falar, entre PSP e GNR, de mais dois mil elementos que vieram reforçar” esta, disse.

José Luís Carneiro referiu-se ainda à comparação dos indicadores de segurança de 2022 com 2019, revelando que “estamos com níveis muito equivalentes na criminalidade geral no distrito de Setúbal” e com menos 16% de criminalidade grave na região. Além desta esquadra, o ministro deu ainda conta de outros investimentos no distrito que apelidou de “muito importantes”, na divisão do Seixal, no valor de 2,7 milhões, na reabilitação da divisão policial de Almada, num investimento superior a meio milhão de euros e na reabilitação da esquadra da Cruz de Pau, no muncípio seixalense, num valor aproximado de um milhão de euros.

- PUB -

Novo espaço vai assegurar vigilância de proximidade

Frederico Rosa, presidente da Câmara do Barreiro, destacou que este foi “um dia especialmente importante para nós”, lembrando o papel desempenhado pelo seu antecessor, Carlos Humberto de Carvalho, que presidiu à autarquia quando foi iniciado o projecto de construção da esquadra, para promoção de “um regime de vigilância de proximidade” neste ponto do território.

O novo espaço “vai ser um ponto central e um pilar de reabilitação de toda esta envolvente”, lembrou, através da requalificação urbana e da recuperação de equipamentos culturais, com a meta de “transmitir às pessoas qualidade de vida, segurança e aquilo que pode ser um Barreiro que todos nós queremos que seja: uma cidade mais evoluída e que investe naquilo que mais interessa à população, que é o seu bem-estar”.

5.ª esquadra da PSP, no Barreiro Antigo, está orçada em 1,5 milhões de euros

O autarca congratulou-se com o compromisso do ministro em fazer sair do papel o projecto. “Depois desta luta, não há nada mais do que nos possa preencher do que ver aqui, de forma central e próxima, um efectivo comprometido não só com a segurança, mas com a população que serve”, frisou.

Presente esteve ainda o director nacional da PSP, o superintendente chefe, Manuel Magina da Silva, que recordou que o processo de construção da esquadra remonta a 2014 e que a sua entrada em funcionamento representa a abertura de uma nova ‘casa’ para estes profissionais, com condições condignas, mais qualidade e organização. O responsável sublinhou que “a inauguração destas instalações policiais é sempre um acontecimento importante”, na medida em que os dias destes trabalhadores “são substancialmente exigentes e penosos”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Militares da GNR raptados e agredidos na Costa da Caparica

Uma das vítimas sofreu ferimentos graves e está internada no Hospital Garcia de Orta. A PJ de Setúbal foi accionada e está a investigar o caso

Nova clínica da rede CUF abriu hoje portas no Montijo

Equipamento, construído de raiz, ocupa mais de 1 500 metros quadrados. Dá resposta a várias especialidades médicas e cirúrgicas

Primeira loja Lidl num campus universitário já abriu em Almada

Rede de supermercados alemã investe 10 milhões de euros no novo edifício situado no Monte da Caparica
- PUB -