7 Dezembro 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroNova edição da mostra de cinema português com sessões este mês em...

Nova edição da mostra de cinema português com sessões este mês em vários pontos do Barreiro

Evento pretende criar uma nova dinâmica cultural no território

 

- PUB -

A quarta edição da mostra de cinema português “Entre Olhares” está a decorrer em vários locais desde o último sábado para criar uma nova dinâmica cultural na cidade. Pretende “concentrar no Barreiro filmes representativos da produção nacional” e vai contar com novas sessões nos próximos dias 18 e 19, às 19 e 22 horas, e pelas 16h00, 18h30 e 22h00, respectivamente, num evento que contará com a presença de diversos realizadores e várias estreias.

De acordo com a organização, o programa deste ano está dividido em cinco secções distintas: “Olhar o Mundo – Ficção e Animação”, “Territórios – Documentário”, “Terror e Sci-Fi” e “Curtas à Primeira Vista”, dedicada a primeiras obras. O festival deste ano, considerado “o maior do panorama de cinema português” na Área Metropolitana de Lisboa (AML), destinado ao público em geral, conta este ano com um total de 68 filmes e, mais uma vez, decorrerá nas instalações do Cineclube do Barreiro, nos cinemas do Forum Barreiro e também no Auditório Municipal Augusto Cabrita, no Parque da Cidade, com ingressos entre os 2,50 euros, para jovens até 30 anos e maiores de 65, e 3,50 euros.

A iniciativa conta ainda com a parceria dos Transportes Colectivos do Barreiro, com os portadores de um bilhete a poderem “viajar gratuitamente para os recintos do evento”, informa a Câmara do Barreiro, que apoia a realização de mais uma edição do “Entre Olhares”, que “procura promover e divulgar a cinematografia portuguesa, dando a oportunidade ao público” e “aos filmes de estarem frente-a-frente, transformando a experiência de ver um conjunto de filmes num valor socio-cultural”, reconhecendo a produção nacional como “uma herança cultural que se reflecte sobre nós e aquilo que nos rodeia”.

- PUB -

Evento na margem sul com características puramente nacionais

Acrescente-se que a iniciativa é também “o primeiro evento cinematográfico a nascer no Arco Ribeirinho Sul (Margem Sul) com as características de um festival de cinema e o primeiro na AML exclusivamente dedicado ao cinema português”, contando com um programa que contempla dezenas de obras.

De acordo com os promotores do festival, o “Entre Olhares” é ainda “uma janela com vista para o panorama da produção nacional, que dá ao público novas perspectivas do cinema emergente e estimula o contacto dos autores com a audiência”, numa mostra que ambiciona ser “um veículo para a inclusão de novos realizadores, promoção de filmes de relevância actual, fomento de cultura cinematográfica e valorização” das películas portuguesas.

- PUB -

O evento pretende ainda “potenciar a circulação dos filmes” e, neste sentido, o “Entre Olhares” promove a sua extensão a outras localidades da região, numa missão estratégica de “ampliar o circuito das obras e criar uma rede com outros concelhos”, combatendo a literacia nesta área e chegando a um maior número de espectadores. A programação de 2022, iniciada com obras criadas por dezenas de cineastas, chega ao fim no próximo dia 19.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Militares da GNR raptados e agredidos na Costa da Caparica

Uma das vítimas sofreu ferimentos graves e está internada no Hospital Garcia de Orta. A PJ de Setúbal foi accionada e está a investigar o caso

Homem morre em confrontos num café na Avenida Bento de Jesus Caraça

Causa da morte não é clara. PJ está a investigar

Nova clínica da rede CUF abriu hoje portas no Montijo

Equipamento, construído de raiz, ocupa mais de 1 500 metros quadrados. Dá resposta a várias especialidades médicas e cirúrgicas
- PUB -