5 Dezembro 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroPSD reafirma a sua oposição ao fecho de bloco de partos e...

PSD reafirma a sua oposição ao fecho de bloco de partos e urgência obstétrica no Barreiro

Social-democratas visitaram recentemente a unidade hospitalar

 

- PUB -

A distrital de Setúbal do PSD reuniu na última semana com o conselho de administração do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), num encontro que envolveu a ARS de Lisboa e Vale do Tejo, para análise da intenção de encerramento da urgência de obstetrícia e do bloco de partos daquele estabelecimento de saúde, com uma das primeiras conclusões destas reuniões a estarem associadas ao “total desconhecimento” desta instituição quanto ao relatório da Comissão de Acompanhamento.

Paulo Ribeiro, líder da distrital, defende que “mais uma vez assistimos a uma cortina de fumo sobre um alegado estudo, sem que os destinatários do mesmo tenham dele conhecimento”, procurando “tomar decisões sem a necessária auscultação pública”, alerta.

Os sociais-democratas lembram que a população do distrito tem cerca de 900 mil habitantes, número que de acordo com os Censos de 2021, tem vindo a registar um crescimento de 10% nas últimas duas décadas, 2% destes nos últimos dez anos, enquanto que Portugal “perdeu sempre população”.

- PUB -

Nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, os referidos dados apontam também um incremento da população, o que “tem propiciado o aumento da procura por serviços hospitalares, bem com as necessidades de obstetrícia e natalidade, que o Governo, ao invés de melhorar a qualidade dos serviços prestados, pondera reduzir a infraestrutura” na região “encerrando a unidade [de] urgência obstetrícia no Barreiro”.

“Como é possível equacionar-se o encerramento de um bloco de partos que, de acordo com os dados oficiais, em 2019 e 2020 fez mais do que 1500 partos, em 2021 cerca de 1500 e até 13 de Outubro [deste ano] já tinha realizado 1228 partos”, questiona a distrital, exigindo ao Governo a urgente divulgação do estudo elaborado pela referida Comissão de Acompanhamento.

Além do presidente da Comissão Política Distrital, o encontro contou ainda com as presenças dos vogais Jaime Puna e Paula Diogo, além do presidente da secção do PSD Barreiro, Luís Tavares Bravo.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Jovem morre esfaqueado em cilada durante convívio 

Vitima, na casa dos 20 anos, era estudante e trabalhador na Autoeuropa

Homem morre em confrontos num café na Avenida Bento de Jesus Caraça

Causa da morte não é clara. PJ está a investigar

Primeira loja Lidl num campus universitário já abriu em Almada

Rede de supermercados alemã investe 10 milhões de euros no novo edifício situado no Monte da Caparica
- PUB -