25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroNova esquadra da PSP deverá abrir portas até Dezembro no Barreiro Antigo

Nova esquadra da PSP deverá abrir portas até Dezembro no Barreiro Antigo

Equipamento está concluído e aguarda decisão do MAI para começar a funcionar

 

- PUB -

Rui Braga, vice-presidente da autarquia barreirense, informou na última reunião pública do executivo, que a obra de construção da nova esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP) no Barreiro Antigo já foi entregue ao Ministério da Administração Interna (MAI). O autarca informou que já foi feita uma deslocação de material pelo comandante da esquadra, com o apoio de viaturas da edilidade para concretizar a mudança de materiais necessários ao novo espaço.

“Espero que mais cedo do que mais tarde, a esquadra possa estar ao serviço”, sublinhou Rui Braga, realçando que “não depende de nós, não tenho nenhuma data, nem sequer a informação de qual é a expectativa [do MAI] para que se corte a fita [de inauguração] e para que as pessoas comecem a trabalhar [no novo espaço]”, que pretende dar uma maior sensação de segurança a quem reside nesta zona do território.

O autarca revelou, na altura, que a inauguração deverá acontecer num espaço de um a dois meses, dado que a transferência já está a ser feita para o novo edifício. “A Câmara ajudará sempre com aquilo que for preciso, com a disponibilização do material” necessário, reforçando que “não depende de nós a data para a inauguração e quando é que o contingente estará pronto a trabalhar”, acrescentou o vereador responsável pela área do Planeamento, Gestão Territorial e Equipamentos.

- PUB -

Recorde-se que a celebração do acordo de cooperação e do contrato de comodato, entre o município e a PSP, aconteceu no final de Julho de 2015, na altura, com a presença da ex- -ministra Anabela Miranda Rodrigues, com a autarquia a ceder o edifício do antigo Café Barreiro, após adaptação, dado reunir as características adequadas à instalação dos serviços desta força de segurança naquela zona do concelho. Na altura coube à Câmara a fiscalização da empreitada de reabilitação e adaptação da futura esquadra, não tendo sido possível, entretanto, concluir os trabalhos até 2016.

De acordo com o contrato de comodato, que formalizou a cedência destas instalações para o efeito pelo prazo de cinquenta anos e a título gratuito, o novo espaço permitirá “uma maior proximidade com os cidadãos e dar novas condições de trabalho aos agentes” e “as condições necessárias para com dignidade e eficácia zelarem pelas condições de segurança de pessoas e bens” no centro do Barreiro. O espaço pretende ainda rejuvenescer esta área do município, já que “os centros urbanos desabitados suscitam problemas para a segurança das pessoas”.

A nova esquadra permitirá acomodar um eventual aumento de efectivos e permitirá “um melhor atendimento”, prestando ainda uma especial atenção às pessoas portadoras de deficiência.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -