8 Dezembro 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroNova esquadra da PSP deverá abrir portas até Dezembro no Barreiro Antigo

Nova esquadra da PSP deverá abrir portas até Dezembro no Barreiro Antigo

Equipamento está concluído e aguarda decisão do MAI para começar a funcionar

 

- PUB -

Rui Braga, vice-presidente da autarquia barreirense, informou na última reunião pública do executivo, que a obra de construção da nova esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP) no Barreiro Antigo já foi entregue ao Ministério da Administração Interna (MAI). O autarca informou que já foi feita uma deslocação de material pelo comandante da esquadra, com o apoio de viaturas da edilidade para concretizar a mudança de materiais necessários ao novo espaço.

“Espero que mais cedo do que mais tarde, a esquadra possa estar ao serviço”, sublinhou Rui Braga, realçando que “não depende de nós, não tenho nenhuma data, nem sequer a informação de qual é a expectativa [do MAI] para que se corte a fita [de inauguração] e para que as pessoas comecem a trabalhar [no novo espaço]”, que pretende dar uma maior sensação de segurança a quem reside nesta zona do território.

O autarca revelou, na altura, que a inauguração deverá acontecer num espaço de um a dois meses, dado que a transferência já está a ser feita para o novo edifício. “A Câmara ajudará sempre com aquilo que for preciso, com a disponibilização do material” necessário, reforçando que “não depende de nós a data para a inauguração e quando é que o contingente estará pronto a trabalhar”, acrescentou o vereador responsável pela área do Planeamento, Gestão Territorial e Equipamentos.

- PUB -

Recorde-se que a celebração do acordo de cooperação e do contrato de comodato, entre o município e a PSP, aconteceu no final de Julho de 2015, na altura, com a presença da ex- -ministra Anabela Miranda Rodrigues, com a autarquia a ceder o edifício do antigo Café Barreiro, após adaptação, dado reunir as características adequadas à instalação dos serviços desta força de segurança naquela zona do concelho. Na altura coube à Câmara a fiscalização da empreitada de reabilitação e adaptação da futura esquadra, não tendo sido possível, entretanto, concluir os trabalhos até 2016.

De acordo com o contrato de comodato, que formalizou a cedência destas instalações para o efeito pelo prazo de cinquenta anos e a título gratuito, o novo espaço permitirá “uma maior proximidade com os cidadãos e dar novas condições de trabalho aos agentes” e “as condições necessárias para com dignidade e eficácia zelarem pelas condições de segurança de pessoas e bens” no centro do Barreiro. O espaço pretende ainda rejuvenescer esta área do município, já que “os centros urbanos desabitados suscitam problemas para a segurança das pessoas”.

A nova esquadra permitirá acomodar um eventual aumento de efectivos e permitirá “um melhor atendimento”, prestando ainda uma especial atenção às pessoas portadoras de deficiência.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Militares da GNR raptados e agredidos na Costa da Caparica

Uma das vítimas sofreu ferimentos graves e está internada no Hospital Garcia de Orta. A PJ de Setúbal foi accionada e está a investigar o caso

Nova clínica da rede CUF abriu hoje portas no Montijo

Equipamento, construído de raiz, ocupa mais de 1 500 metros quadrados. Dá resposta a várias especialidades médicas e cirúrgicas

Primeira loja Lidl num campus universitário já abriu em Almada

Rede de supermercados alemã investe 10 milhões de euros no novo edifício situado no Monte da Caparica
- PUB -