6 Outubro 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroRecolha de resíduos reforçada no município após dificuldades técnicas e operacionais

Recolha de resíduos reforçada no município após dificuldades técnicas e operacionais

Falta de viaturas tem diminuído qualidade do serviço prestado

 

- PUB -

O município do Barreiro iniciou na última semana, em parceria com a empresa Rede Ambiente, um serviço diário de recolha de resíduos indiferenciados nos contentores de superfície, para minimizar os transtornos criados por “dificuldades técnicas e operacionais”, reconhecidas na última reunião pública do executivo, pelo vice-presidente da autarquia, Rui Braga.

O autarca justifica a situação com a “falta de viaturas de recolha”, provocada na sequência de “um número de avarias extraordinário”, tendo a edilidade sido impossibilitada de “manter a cadência normal da recolha”, explicando que o mesmo se reflecte na “diminuição da qualidade do serviço”, explicou. A Câmara, recorde-se, tem recorrido ao aluguer de viaturas de recolha no mercado para “minimizar o impacto dos resíduos em que são poucos os “carros disponíveis para aluguer no tempo solicitado”.

Rui Braga garante que já foram renovadas “as viaturas que tínhamos alugadas [e] em breve a situação ficará regularizada”, tendo o vereador responsável pela divisão de Resíduos e Higiene Urbana elogiado o trabalho e empenho dos trabalhadores camarários. Com a experiência de novos contentores e respectiva recolha bilateral a funcionar na freguesia do Alto do Seixalinho – a mais populosa do concelho –, o responsável acredita que a situação “seria um caos ainda maior se este sistema não estivesse em curso”.

- PUB -

“Lançámos um concurso público para que [esta recolha] seja alargada às restantes freguesias de forma cadenciada e progressiva”, acrescenta, acreditando que o futuro vai passar por equipar a autarquia com este serviço, para que seja atingida “uma resposta baseada no que a tecnologia tem de melhor, aos dias de hoje, para atingirmos […] um nível satisfatório de qualidade no serviço”.

A implementação do sistema permite uma maior eficiência durante o processo e garante “uma significativa redução no tempo de recolha dos contentores desta tipologia”, ajudando a garantir uma melhor circulação de viaturas na via pública, o que permite reduzir o número de contentores de superfície distribuídos, com as viaturas que circulam a gás a serem menos poluentes para a atmosfera. Escolhida para acolher o projecto-piloto, a referida freguesia é agora considerada “um exemplo de uma maior harmonia e limpeza na imagem das ruas”, com o município a querer estender esta recolha a todo o território, para “uma cidade mais limpa, sustentável e amiga do ambiente”.

Recentemente, a autarquia deu início à alteração da tipologia de contentores para recolha bilateral no Lavradio, na urbanização dos Loios, tendo começado a retirar os antigos equipamentos, apelando aos munícipes que façam a separação e utilizem os ecopontos dos resíduos selectivos, para manutenção da higiene pública no local.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Primeira pedra de construção de empreendimento à beira-rio lançada no município do Barreiro

Novo espaço habitacional pretende atrair famílias locais e jovens a um preço razoável   O lançamento da primeira pedra de construção do novo empreendimento que vai nascer...

Acidente de trabalho com um reboque faz um morto e um ferido

Vitimas estavam a trabalhar debaixo da estrutura que lhes caiu em cima

Polícia Judiciária detém homem em Setúbal suspeito de dezenas de crimes de pedofilia

Suspeito aproveitou-se do facto de coabitar com a jovem de 17 anos para a sujeitar a abusos sexuais, que terão tido início quando a vítima tinha 12 anos
- PUB -