28 Novembro 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroFestas trouxeram perto de 200 mil visitantes ao município barreirense

Festas trouxeram perto de 200 mil visitantes ao município barreirense

Enchente marcou programa deste ano em evento classificado como extremamente seguro e participado

 

- PUB -

As Festas em Honra de Nossa do Rosário, que ao longo de dez dias levaram ao recinto dos festejos cerca de 200 mil visitantes, foram “um verdadeiro sucesso”, garantiu a O SETUBALENSE a vereadora responsável pelo pelouro da Cultura, Sara Ferreira, com “todos os destaques adequados à população e sempre com muita utilização”, acrescentou, tendo as festividades “funcionado diariamente até às duas da manhã”.

O espaço destinado à Juventude também esteve sempre a operar, tendo sido um evento “extremamente seguro”, assegurou a responsável, não tendo sido registados quaisquer situações de insegurança nem problemas com os participantes. “O facto deste ano termos conseguido integrar a procissão com uma vertente marítima e terrestre, com os barcos típicos no rio Tejo e com milhares de pessoas a acompanharem a sua realização, desde a zona do Polis à Avenida da Praia, também foi um verdadeiro sucesso”, assinalou.

Para Sara Ferreira, a realização da própria Barrind – Feira Comercial e Industrial –, teve muita procura, tendo sido necessário que em alguns dias o certame funcionasse até mais tarde por vontade das pessoas ali presentes, mas também dos muitos visitantes, tendo chegado “a termos pessoas em lista de espera para visitar a mostra”, acrescenta a vereadora. Para o próximo ano, a autarca considera que o executivo terá que equacionar algumas alterações para que esta área possa funcionar ainda melhor. Na presente edição participaram 62 stands, sendo que também a zona dos bares foi bastante procurada.

- PUB -

Frederico Rosa, presidente da Câmara do Barreiro, faz “um balanço estrondoso” das festas deste ano, que trouxe muitas pessoas ao município, nomeadamente o sucesso alcançado com a realização da Barrind, da zona das tasquinhas e de “quem investiu neste evento, nos diversos espaços do recinto, e de quem já sinalizou a Câmara de que no próximo ano quer marcar presença”.

“Este foi um momento de grande afirmação do Barreiro, que recebeu gente de todo o lado, da margem norte e sul do Tejo, de outros distritos e que vieram para participar nos concertos destas dez noites”, afirmou o autarca, num balanço feito ao evento, tendo revelado que foi possível ter muito mais gente no recinto e mais cedo. “Planeámos as Festas do Barreiro muito cedo e as pessoas não têm a noção de que as festividades do próximo ano vão ser fechadas ainda em 2022, mas o que é importante é mantermos esta qualidade em tudo aquilo que apresentámos”, frisou.

Procissão marítima volta a ser ponto alto das festas
Depois do ano passado ter ficado marcado pelo regresso da procissão por via marítima, Frederico Rosa fez também um balanço positivo deste ponto alto dos festejos, que contou com a parceria da edilidade, com a paróquia e “Os Camarros” – Associação de Pesca Local, que possibilitou o regresso a uma tradição que já não era realizada há cerca de cem anos. O evento, adiantou, ficará “na memória de todos e é algo que já não pode deixar de existir no nosso calendário”, realçou.

- PUB -

Todas as datas das festas ficaram marcadas por uma grande adesão por parte da população, não tendo se registado uma quebra, com os vários parques de estacionamento gratuitos – geridos pelos escuteiros –, permitido aos visitantes que estacionassem as suas viaturas, numa tentativa de melhorar as condições de conforto e segurança dando resposta a este tipo de problemas.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Corpo do chefe dos Bombeiros Sapadores de Setúbal encontrado na Praia da Torre em Grândola

Identificação do corpo terá sido feita por familiares na morgue, onde será realizada a autópsia, não havendo, até ao momento, indícios de crime 

Cadáver de homem encontrado esta manhã na praia da Torre em Grândola

Corpo deu à costa no Carvalhal, havendo suspeitas de tratar-se de Manuel Arrábida, chefe dos Bombeiros Sapadores de Setúbal desaparecido há sete dias

“Tenho a vida completamente destruída”

Os relatos dos funcionários da Palvidas, que mesmo sem ordenados aparecem no trabalho por apreço aos doentes que transportam
- PUB -