3 Fevereiro 2023, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroSociedade “Os Penicheiros” festeja percurso de vida em prol da cultura, recreio...

Sociedade “Os Penicheiros” festeja percurso de vida em prol da cultura, recreio e desporto

Actividades incluem tertúlia e sessão solene no próximo domingo para assinalar a data

 

- PUB -

A Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense “Os Penicheiros” comemora este mês 152 anos de actividade em prol da cultura, recreio e do desporto, numa data que a instituição defende ser “marcante e reveladora de décadas de trabalho de muitos homens e mulheres que, de forma abnegada, deram o melhor de si na defesa das causas do associativismo popular” barreirense, assim como da comunidade envolvente, sendo uma das principais organizações deste município.

Para assinalar a passagem de mais um aniversário, a colectividade defende que “imporá recordar o passado, reflectir o presente” e, principalmente, “perspectivar e preparar o futuro”, assente naqueles “que foram, desde sempre, os seus principais pilares”, nomeadamente a cultura, a actividade desportiva e o recreio numa “estreita ligação aos sócios e amigos” desta instituição.

As actividades festivas arrancam esta quarta-feira e prolongam-se até ao próximo domingo, com a já conhecida Hora da Sineta, pelas 19 horas, num palco aberto às artes, que vai contar com as participações de Tatiana Cobette e do cantor lírico André Navarro, com Miliano Avila, na guitarra clássica e Miracélia Fragoso, com a exposição mandalas. Duas horas antes estará aberta ao público, no mesmo local, uma Feira do Livro que vai contar com a presença de algumas editoras.

- PUB -

A data festiva prossegue amanhã, a partir das 21h30, com a actividade “Vinil em Quinta”, na qual todos os que participem são convidados a trazer e trocar os seus vinis, partilhando com os restantes os seus gostos musicais. A noite da próxima sexta-feira será preenchida por um momento com o “DJ Set” – João Cadeirinhas -, a partir das 22h30.

Já a manhã do próximo sábado arranca pelas 09h30 com a dinamização de actividades para crianças, por Sofia Carô, com modelagem de balões e pinturas faciais, sendo que, a partir das 10 horas, terá lugar uma “Aula Aberta de Yoga”, com a professora Mónica Ferreira, seguida, uma hora mais tarde, pela mesma actividade dirigida aos mais pequenos.

À tarde e de acordo com a SIRB “Os Penicheiros”, após as 15h00, decorrerá ainda a retoma e dinamização de um “Jogo de Tabuleiro”, onde todos os participantes são convidados a levar e participar nesta actividade de estratégia, entre outras. Três horas mais tarde, terá lugar a tertúlia dedicada ao tema “Associativismo: Passado, Presente e que Futuro?”, que irá contar com as participações do historiador Fernando Motta, da bolseira de investigação Jéssica Pereira e do presidente da direcção desta colectividade, Carlos Antunes, onde será abordada a história desta instituição e o seu papel no associativismo da cidade.

- PUB -

O encontro, acrescente-se, incluirá a apresentação de um estudo do Observatório do Associativismo, acerca da participação da juventude nestes espaços, e onde serão também abordados os desafios para o futuro destas áreas. À noite, a partir das 22h30, voltará a ter lugar um momento do “DJ Set” com João Cadeirinhas.

O vasto programa, aberto a todos os sócios, amigos da colectividade e população, chega ao final no domingo, data em que a colectividade foi fundada, com uma iniciativa que pretende fortalecer os laços entre os associados e a comunidade envolvente. A data será preenchida, durante a manhã, com uma “Aula aberta de Krav Maga”, destinada a adultos e crianças, sendo que pelas 15h30 decorrerá ainda a sessão solene da Assembleia Geral, comemorativa dos 152 anos, com uma homenagem aos sócios com mais anos de dedicação à colectividade e onde serão cantados os parabéns à SIRB “Os Penicheiros”.

Para encerrar o programa comemorativo está ainda prevista a actuação dos Warijatos de Lisboa, com um momento de música cubana, pelas 18 horas.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Novo 10 de portas fechadas após polémica que envolve dívida de 700 mil euros

Empresário apresentou proposta ‘promissora’, que acabou por deixar proprietário do espaço de mãos a abanar

Autoeuropa anuncia unidade 1 milhão do T-Roc que vai rodar noutro continente

Número redondo foi anunciado pela direcção da fábrica de Palmela. Automóvel já tem destino traçado

O sangue e o oxigénio dos Tribunais

Ninguém duvida que os oficiais de justiça são essenciais para a Administração da Justiça.
- PUB -