20 Agosto 2022, Sábado
- PUB -
InícioLocalBarreiroSociedade “Os Penicheiros” festeja percurso de vida em prol da cultura, recreio...

Sociedade “Os Penicheiros” festeja percurso de vida em prol da cultura, recreio e desporto

Actividades incluem tertúlia e sessão solene no próximo domingo para assinalar a data

 

- PUB -

A Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense “Os Penicheiros” comemora este mês 152 anos de actividade em prol da cultura, recreio e do desporto, numa data que a instituição defende ser “marcante e reveladora de décadas de trabalho de muitos homens e mulheres que, de forma abnegada, deram o melhor de si na defesa das causas do associativismo popular” barreirense, assim como da comunidade envolvente, sendo uma das principais organizações deste município.

Para assinalar a passagem de mais um aniversário, a colectividade defende que “imporá recordar o passado, reflectir o presente” e, principalmente, “perspectivar e preparar o futuro”, assente naqueles “que foram, desde sempre, os seus principais pilares”, nomeadamente a cultura, a actividade desportiva e o recreio numa “estreita ligação aos sócios e amigos” desta instituição.

As actividades festivas arrancam esta quarta-feira e prolongam-se até ao próximo domingo, com a já conhecida Hora da Sineta, pelas 19 horas, num palco aberto às artes, que vai contar com as participações de Tatiana Cobette e do cantor lírico André Navarro, com Miliano Avila, na guitarra clássica e Miracélia Fragoso, com a exposição mandalas. Duas horas antes estará aberta ao público, no mesmo local, uma Feira do Livro que vai contar com a presença de algumas editoras.

- PUB -

A data festiva prossegue amanhã, a partir das 21h30, com a actividade “Vinil em Quinta”, na qual todos os que participem são convidados a trazer e trocar os seus vinis, partilhando com os restantes os seus gostos musicais. A noite da próxima sexta-feira será preenchida por um momento com o “DJ Set” – João Cadeirinhas -, a partir das 22h30.

Já a manhã do próximo sábado arranca pelas 09h30 com a dinamização de actividades para crianças, por Sofia Carô, com modelagem de balões e pinturas faciais, sendo que, a partir das 10 horas, terá lugar uma “Aula Aberta de Yoga”, com a professora Mónica Ferreira, seguida, uma hora mais tarde, pela mesma actividade dirigida aos mais pequenos.

À tarde e de acordo com a SIRB “Os Penicheiros”, após as 15h00, decorrerá ainda a retoma e dinamização de um “Jogo de Tabuleiro”, onde todos os participantes são convidados a levar e participar nesta actividade de estratégia, entre outras. Três horas mais tarde, terá lugar a tertúlia dedicada ao tema “Associativismo: Passado, Presente e que Futuro?”, que irá contar com as participações do historiador Fernando Motta, da bolseira de investigação Jéssica Pereira e do presidente da direcção desta colectividade, Carlos Antunes, onde será abordada a história desta instituição e o seu papel no associativismo da cidade.

- PUB -

O encontro, acrescente-se, incluirá a apresentação de um estudo do Observatório do Associativismo, acerca da participação da juventude nestes espaços, e onde serão também abordados os desafios para o futuro destas áreas. À noite, a partir das 22h30, voltará a ter lugar um momento do “DJ Set” com João Cadeirinhas.

O vasto programa, aberto a todos os sócios, amigos da colectividade e população, chega ao final no domingo, data em que a colectividade foi fundada, com uma iniciativa que pretende fortalecer os laços entre os associados e a comunidade envolvente. A data será preenchida, durante a manhã, com uma “Aula aberta de Krav Maga”, destinada a adultos e crianças, sendo que pelas 15h30 decorrerá ainda a sessão solene da Assembleia Geral, comemorativa dos 152 anos, com uma homenagem aos sócios com mais anos de dedicação à colectividade e onde serão cantados os parabéns à SIRB “Os Penicheiros”.

Para encerrar o programa comemorativo está ainda prevista a actuação dos Warijatos de Lisboa, com um momento de música cubana, pelas 18 horas.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Mulher morre em colisão entre dois veículos em Grândola

Uma colisão frontal entre dois veículos ligeiros na Estrada Nacional 261, no cruzamento do Carvalhal, provocou, esta tarde, um morto e dois feridos graves.

Ana Catarina Gonçalves: A grandolense que arriscou e conseguiu montar um ‘império’ na vertente das explicações

Com apenas 21 anos, começou a acompanhar algumas crianças por brincadeira. Hoje, passados cinco anos, emprega três dezenas de professores

Acidente de viação no Montijo provoca três mortos

Colisão frontal provocou a morte de dois homens, de 26 e 32 anos, e de uma mulher, de 24 anos
- PUB -