26 Janeiro 2023, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroPraia fluvial de Alburrica volta a apostar na segurança de banhistas com...

Praia fluvial de Alburrica volta a apostar na segurança de banhistas com vigilância

Em tempos de idas a banhos, munícipes optam por espaço com presença de vigilantes

 

- PUB -

A praia fluvial de Alburrica volta esta ano a contar com vigilância, assegurada por uma torre onde se encontram dois nadadores salvadores e uma estrutura de apoio às actividades de veraneio realizadas neste espaço pela população local que, a cada ano que passa, teem escolhido este espaço para apanhar banhos de sol ou mergulhar nas águas do rio Tejo.

Em 2022, segundo o Serviço Municipal de Protecção Civil deste município, esta área voltou a contar, desde o início de Junho, com a presença diária de dois destes elementos, entre as 09h00 e as 19h00, que asseguram a vigia e os cuidados a ter por parte da população, neste ponto do território, até ao final de Setembro, ampliando deste modo o número de dias com a presença no local dos referidos elementos de prevenção.

Recorde-se que esta área começou a contar com vigilância em 2020, dado o espaço ter começado a atrair um número significativo de banhistas, face à melhoria da qualidade da água do rio, facto que contribuiu para que a câmara tenha decidido contratar estes elementos para acompanharem as actividades de veraneio dos barreirenses e dos visitantes de concelhos vizinhos.

- PUB -

A autarquia assume os custos desta operação, sendo que, neste local, encontra-se ainda a funcionar um bar de apoio. O sucesso da frequência desta zona balnear, além da proximidade, que atrai muitos dos moradores, prende-se com o facto de a mesma possuir outras atracções, causadas pelo iodo e pelos seus benefícios para a saúde.

No local, os visitantes são ainda brindados pelas ondas dos catamarãs da empresa que assegura as ligações entre o Barreiro e o Seixal ao Terreiro de Paço e ao Cais do Sodré, em Lisboa, que fomentam a prática de desportos no local. Os visitantes podem ainda utilizar, naquela praia fluvial, uma zona de duche, que está apetrechada com torneiras para retirarem a areia acumulada ao longo do dia, sendo que, tanto nas deslocações e saídas do local, os veraneantes podem aproveitar para visitar a zona de passadiços existente neste espaço, onde se localizam os Moinhos de Vento, uma das imagens de marca da cidade, e onde está em curso a recuperação do Moinho de Maré, para ampliar a área de atracção de equipamentos existentes nesta zona ribeirinha do concelho.

Além disso, a praia fluvial de Alburrica é um dos espaços a descobrir no território, que possui ainda a Praia de Copacabana, banhada pelas águas do rio Coina, que se estende do Pontão da Seca do Bacalhau ao Parque Recreativo da Cidade, onde funcionou entre os séculos XVI e XVIII, o estaleiro naval da Telha e foram construídas as primeiras naus utilizadas na época dos Descobrimentos.

- PUB -

Sem vigilância, o espaço de veraneio junta-se à praia fluvial da Barra-a-Barra, no Lavradio, com uma extensão de mais de 550 metros, virada para Lisboa e para a Ponte Vasco da Gama, num espaço onde o estuário se alarga “ficando mais cor de prata” e onde os frequentadores evitam os banhos por uma questão de segurança.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Pai herói salva filha bebé de incêndio que destruiu habitação [actualizada]

Entrou em habitação em chamas e conseguiu resgatar a bebé. Sinistro destruiu o 1.º piso da habitação

Comando dos Bombeiros do Montijo repudia críticas sobre combate ao fogo de sexta-feira

Reacção surge na sequência de vídeos e comentários publicados nas redes sociais 

Sexta-feliz chega ao concelho para dar “mais tempo” aos funcionários

PartYard decidiu dar as tardes de sexta-feira aos trabalhadores para melhorar o seu rendimento
- PUB -