19 Agosto 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroIçar de mastro assinala proclamação das Festas do Barreiro com actuação de...

Içar de mastro assinala proclamação das Festas do Barreiro com actuação de músicos da Banda Municipal

Primeiro passo para realização do certame teve lugar no largo que acolhe os festejos

 

- PUB -

A manhã do último sábado, no centro da cidade, ficou marcada pela realização da cerimónia de proclamação das Festas em honra de Nossa Sra. do Rosário, que voltam a animar a zona ribeirinha do concelho entre 12 e 21 de Agosto, tendo a iniciativa contado com a realização de um cortejo da Banda Municipal do Barreiro entre o largo do Mercado 1.º de Maio e a zona da igreja, que percorreu as ruas Dr. Câmara Pestana, Henrique Galvão e Almirante Reis, até ao Largo de Nossa Sra. do Rosário.

A cerimónia contou com as presenças das vereadoras Sara Ferreira e Maria João Regalo, além da presidente da União de Freguesias do Barreiro e Lavradio, Gabriela Soares, e dos músicos que integram este agrupamento, que atravessarem o Parque Catarina Eufémia até à zona das festividades, onde decorreu a concentração que antecipa a realização destas festas, cuja abertura oficial está agendada para as 20 horas do dia 12, naquele recinto, junto ao marco/painel, numa cerimónia que incluirá um Desfile do Movimento Associativo, com saída, pelas 19h30, da zona dos Paços do Concelho.

- PUB -

 

As festividades – que marcam o regresso de um dos momentos mais aguardados pela população –, além da realização da mostra comercial e industrial BARRIND e das áreas das tasquinhas e dos divertimentos, incluirá ainda dez noites marcadas por um “cartaz de luxo” que promete atrair milhares de visitantes a esta área do município, pelas 22 horas.

A primeira noite do certame, que inclui um conjunto de dez espectáculos com vários nomes do panorama da música nacional, sempre com entrada gratuita, arranca com uma actuação de Blaya, seguindo-se, no dia 13, o Deejay Telio. A noite de 14 de Agosto será preenchida por um espectáculo da cantora Carolina Deslandes, sendo que Syro promete animar a população no dia 15.

- PUB -

O Palco das Marés, recorde-se, recebe ainda a cantora Bárbara Tinoco a 16 de Agosto, o cantor sadino Toy, na noite seguinte, estando o dia 18 reservado a Marco Rodrigues. No dia 19, a animação ficará por conta de Matay, com a actuação no local do DJ Pete Tha Zouk na noite do dia 20. O encerramento das festas acontece no dia 21, com a subida ao palco do cantor Tony Carreira, que mais uma vez, promete levar uma multidão até àquele espaço.

Acrescente-se que este ano, as festas populares voltam a incluir a procissão fluvial em honra da padroeira no rio Tejo, assim como a concentração de vários participantes no Largo do Mercado 1.º de Maio, na manhã do último dia, para participarem no Passeio de BTT “Festas do Barreiro”, aberto ao público em geral, com entrada gratuita, mediante inscrição prévia (www. fidalbyke.pt), numa iniciativa promovida pela Associação de Cicloturismo FidalBike, em parceria com o município.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Mulher morre em colisão entre dois veículos em Grândola

Uma colisão frontal entre dois veículos ligeiros na Estrada Nacional 261, no cruzamento do Carvalhal, provocou, esta tarde, um morto e dois feridos graves.

Ana Catarina Gonçalves: A grandolense que arriscou e conseguiu montar um ‘império’ na vertente das explicações

Com apenas 21 anos, começou a acompanhar algumas crianças por brincadeira. Hoje, passados cinco anos, emprega três dezenas de professores

Acidente de viação no Montijo provoca três mortos

Colisão frontal provocou a morte de dois homens, de 26 e 32 anos, e de uma mulher, de 24 anos
- PUB -