24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroGreve afecta ligações da Soflusa a Lisboa e TCB garantem conexões à...

Greve afecta ligações da Soflusa a Lisboa e TCB garantem conexões à Fertagus

Interrupção anunciada na transportadora fluvial compensada pela câmara com autocarros até Coina

 

- PUB -

A greve dos trabalhadores da Soflusa, iniciada esta semana pela empresa que assegura as ligações fluviais a Lisboa e entre o Terreiro do Paço e o Barreiro, até à próxima sexta-feira, prevê diversas paralisações deste serviço regular, na sequência da suspensão convocada por organizações sindicais representativas dos trabalhadores.

Ao longo da tarde de ontem, entre as 13h25 e as 16h15, a operadora fluvial anunciou a paralisação do serviço entre as duas margens, com o último barco a partir da capital pelas 22h25 e, no dia seguinte, o primeiro com saída prevista para as 00h05.

A sul do Tejo, a última embarcação é feita pelas 22h25 e a primeira pelas 00h05 do dia seguinte, sendo que a transportadora alertou que durante este período os terminais em causa manter-se-ão encerrados, por “motivos de segurança”. De acordo com a Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (FECTRANS), a paralisação decorre “pela valorização das condições de trabalho e pela melhoria do serviço público de transporte fluvial”, tendo alertado que desde ontem e até sexta-feira, a paralisação poderá afectar “todo o período de trabalho”.

- PUB -

Os trabalhadores da empresa “exigem aumento dos salários e medidas que combatam a degradação do serviço público, devido à falta de [funcionários] e envelhecimento da frota”, afirma a FECTRANS, que alega que são os vários os trabalhadores que, com o seu empenho “procuram garantir um serviço público de qualidade, com a falta de meios que existem”,acrescenta, defendendo que “têm como contrapartida, pelo reconhecimento do seu esforço, uma proposta de actualização salarial de 0,9%”, referem em comunicado.

Durante esta semana, também a Transtejo, responsável pelas ligações à capital, com partida dos municípios do Seixal e Montijo, e das localidades de Cacilhas, Trafaria/Porto Brandão, no concelho de Almada, têm sofrido um conjunto de supressões de carreiras fluviais.

TCB asseguram ligações à estação da Fertagus

- PUB -

Neste âmbito e de acordo com o aviso de greve previamente anunciado nes- tas ligações entre as duas margens, a Câmara do Barreiro decidiu reforçar a carreira 6, com destino à estação da Fertagus, recorrendo aos autocarros 4 e 8, que durante este período, passam a efectuar os percursos e horários do primeiro autocarro.

A autarquia informa que “serão praticados os horários da carreira 6, no período nocturno, com partida da estação de Coina”. Deste modo, a viatura dos TCB tem saída marcada para as 20h41, 20h51, 21h01, 21h11, 21h22 e 21h41. Na hora seguinte, as carreiras partem pelas 22h01, 22h32, 22h51 e 23h22, estando igualmente previstas saídas às 00h05, 00h37, 01h22 e 02h06.

Em informação aos passageiros que utilizam esta ligação fluvial,a autarquia acrescenta que também a carreira 4 das 05h28 e a carreira 8 das 05h32 mantêm-se no período da greve, sendo que a carreira 37 não será efectuada. Alerta ainda que a carreira 2 das 17h05, 17h58, 18h48, 19h38 e 20h25 não será realizada.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -