26 Janeiro 2023, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroFestival de Artes de Rua anima concelho este mês e em Agosto

Festival de Artes de Rua anima concelho este mês e em Agosto

Primeira edição pretende celebrar volta à normalidade com apresentações

 

- PUB -

Para combater o silêncio nas ruas vazias da cidade, o município do Barreiro promove a partir do próximo dia 29 e até 6 de Agosto, o Festival de Artes de Rua do Barreiro (FARB), numa primeira edição que pretende “celebrar a vida e o momento de retorno à normalidade”. A iniciativa, segundo a edilidade, permitirá “o acesso à cultura através de várias linguagens, com uma oferta diversificada”, que visa estimular “um novo olhar” e “encontros para todos os públicos”.

Ao longo de dois fins-de-semana, a cidade vai acolher companhias nacionais e estrangeiras, que enriquecerão o cartaz cultural deste município, da região e do País, durante um evento impulsionado pela candidatura à Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTPC), atribuída no presente ano ao Auditório Municipal Augusto Cabrita (AMAC), que “permitiu reforçar a circulação de obras artísticas e ir mais além na programação Fora de Portas.

De acordo com a programação prevista, a iniciativa arranca dia 29, junto àquele auditório, com a apresentação, pelas 22 horas, do espectáculo “O Bairro dos Candeeiros”, pelo Radar 360 Artes de Rua e Circo Contemporâneo. Originalmente criada na Foz do Douro, a apresentação demonstra que “os homens que iam para a tropa ou para a guerra colonial pretendiam apenas despedir-se das suas famílias e amigos e, para isso, organizavam este encontro”, celebrando uma despedida, que alimentavam com esperanças de um regresso futuro.

- PUB -

Dia 30, pelas 18 horas, no mesmo espaço, decorrerá ainda o espectáculo “SIN REMITE (SEM REMETENTE)”, do espanhol Jean Philippe Kikolas, que envolve várias técnicas de circo, comédia, teatro visual e gestual, inspirado nos universos cinematográficos de Buster Keaton, Charlie Chaplin e Jacques Tati, acerca do quotidiano peculiar de um carteiro.

A 6 de Agosto, o Largo do Mercado 1.º de Maio acolhe pelas 11 horas e 18 horas a apresentação “A la fresca”, da companhia espanhola de Anna Confetti. Nessa data, à noite, a partir das 22 horas, o Parque da Cidade acolhe a performance “Passagem”, pelo PIA, num projecto de arte pública.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Pai herói salva filha bebé de incêndio que destruiu habitação [actualizada]

Entrou em habitação em chamas e conseguiu resgatar a bebé. Sinistro destruiu o 1.º piso da habitação

Comando dos Bombeiros do Montijo repudia críticas sobre combate ao fogo de sexta-feira

Reacção surge na sequência de vídeos e comentários publicados nas redes sociais 

Sexta-feliz chega ao concelho para dar “mais tempo” aos funcionários

PartYard decidiu dar as tardes de sexta-feira aos trabalhadores para melhorar o seu rendimento
- PUB -