16 Agosto 2022, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroFestival de Artes de Rua anima concelho este mês e em Agosto

Festival de Artes de Rua anima concelho este mês e em Agosto

Primeira edição pretende celebrar volta à normalidade com apresentações

 

- PUB -

Para combater o silêncio nas ruas vazias da cidade, o município do Barreiro promove a partir do próximo dia 29 e até 6 de Agosto, o Festival de Artes de Rua do Barreiro (FARB), numa primeira edição que pretende “celebrar a vida e o momento de retorno à normalidade”. A iniciativa, segundo a edilidade, permitirá “o acesso à cultura através de várias linguagens, com uma oferta diversificada”, que visa estimular “um novo olhar” e “encontros para todos os públicos”.

Ao longo de dois fins-de-semana, a cidade vai acolher companhias nacionais e estrangeiras, que enriquecerão o cartaz cultural deste município, da região e do País, durante um evento impulsionado pela candidatura à Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTPC), atribuída no presente ano ao Auditório Municipal Augusto Cabrita (AMAC), que “permitiu reforçar a circulação de obras artísticas e ir mais além na programação Fora de Portas.

De acordo com a programação prevista, a iniciativa arranca dia 29, junto àquele auditório, com a apresentação, pelas 22 horas, do espectáculo “O Bairro dos Candeeiros”, pelo Radar 360 Artes de Rua e Circo Contemporâneo. Originalmente criada na Foz do Douro, a apresentação demonstra que “os homens que iam para a tropa ou para a guerra colonial pretendiam apenas despedir-se das suas famílias e amigos e, para isso, organizavam este encontro”, celebrando uma despedida, que alimentavam com esperanças de um regresso futuro.

- PUB -

Dia 30, pelas 18 horas, no mesmo espaço, decorrerá ainda o espectáculo “SIN REMITE (SEM REMETENTE)”, do espanhol Jean Philippe Kikolas, que envolve várias técnicas de circo, comédia, teatro visual e gestual, inspirado nos universos cinematográficos de Buster Keaton, Charlie Chaplin e Jacques Tati, acerca do quotidiano peculiar de um carteiro.

A 6 de Agosto, o Largo do Mercado 1.º de Maio acolhe pelas 11 horas e 18 horas a apresentação “A la fresca”, da companhia espanhola de Anna Confetti. Nessa data, à noite, a partir das 22 horas, o Parque da Cidade acolhe a performance “Passagem”, pelo PIA, num projecto de arte pública.

Comentários

- PUB -

Mais populares

PSP de Setúbal sem meios para se deslocar a atropelamento em frente à esquadra

Acidente na Avenida Luísa Tody fez uma vítima de 88 anos

Mulher morre em colisão entre dois veículos em Grândola

Uma colisão frontal entre dois veículos ligeiros na Estrada Nacional 261, no cruzamento do Carvalhal, provocou, esta tarde, um morto e dois feridos graves.

Discussão entre dono de restaurante e cliente termina com perseguição e tiros

Em causa está uma discussão entre o proprietário do restaurante e um cliente, que terá insultado a sua companheira.
- PUB -