7 Fevereiro 2023, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroAssembleia Municipal aprova relatório de prestação de contas relativo a 2021 dos...

Assembleia Municipal aprova relatório de prestação de contas relativo a 2021 dos Transportes Colectivos

PS e BE votaram a favor, com abstenções da CDU, PSD e Chega

 

- PUB -

Os deputados da Assembleia Municipal do Barreiro aprovaram durante a sessão realizada na última semana, o relatório de sustentabilidade de actividade e prestação de contas dos Serviços Municipalizados dos Transportes Colectivos do Barreiro (SMTCB), referente a 2021, com 19 votos a favor do PS e um do Bloco de Esquerda, sete abstenções da CDU, duas do PSD e uma do Chega.

Durante a apresentação, a vereadora que tutela esta área no município, Maria João Regalo, começou por recordar que a actividade destes serviços, no ano transacto, foi “fortemente influenciada pela pandemia Covid-19”, tendo a oferta das carreiras sido mantida em 90% relativamente a uma situação normal, sendo que a taxa de ocupação ascendeu a 14%, revelando a “preocupação em termos menos frequência nos autocarros, mantendo a oferta a um nível muito próximo dos níveis normais”.

Na altura, a responsável adiantou que os serviços em causa registaram “um aumento de 6% de passageiros transportados”, tendo ascendido a 7,5 milhões de utentes no mesmo ano, recordando que em 2019, este valor situou-se nos 10 milhões.

- PUB -

“As receitas dos serviços prestados ascenderam a 5,9 milhões”, informou, realçando que correspondem, efectivamente, à taxa anteriormente referida, existindo uma relação directa entre o aumento da receita e o número de pessoas transportadas. O município registou ainda um aumento no valor da publicidade, que “reflete uma preocupação e o trabalho desenvolvido internamente”, com recurso ao pessoal da autarquia. A verba, segundo a responsável, corresponde “a um aumento de 363 mil euros em valor absoluto no aumento da receita”.

Relativamente aos gastos, a vereadora informou que os mesmos foram “influenciados pelas medidas adoptadas relativamente ao combate à pandemia”, tais como o reforço da limpeza, produtos e cortinas de protecção dos motoristas. Os gastos do pessoal, informou, consumiram a maior fatia da receita (59%), tendo a receita corrente sido excedente relativamente às despesas correntes, embora “o resultado líquido negativo seja uma realidade”, considerando as amortizações, continuando a registar “uma melhoria relativamente a 2020”, realçou, com uma diferença que ronda os 118 mil euros.

Maria João Regalo destacou ainda uma melhoria no prazo médio de pagamento a fornecedores, tendo a execução orçamental de despesa ascendido a cerca de 85%. Além disso, a autarca informou ainda que os motivos que estiveram na origem da saída de trabalhadores deste serviço prenderam-se com a cessação de contrato com trabalhadores, aposentação, mobilidade interna e licença sem vencimento.

- PUB -

Previsto em orçamento está ainda a adaptação das oficinas e a chegada, recentemente, de duas viaturas de turismo à frota municipal, tendo realçado que o ano passado “não foi fácil” para os TCB.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Novo 10 de portas fechadas após polémica que envolve dívida de 700 mil euros

Empresário apresentou proposta ‘promissora’, que acabou por deixar proprietário do espaço de mãos a abanar

Estação de combustível da Repsol assaltada esta tarde em Setúbal

Indivíduo fugiu com o dinheiro da caixa. Ameaçou os funcionários com uma faca. Já são três os assaltos registados nos últimos quatro dias

“Vou tentar por todos os meios que me paguem aquilo que devem”

Restaurante Novo 10 fechado devido a uma dívida de 700 mil euros, funcionários sem ordenados e situação em tribunal sem fim à vista
- PUB -