18 Maio 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroAssembleia Municipal aprova relatório de prestação de contas relativo a 2021 dos...

Assembleia Municipal aprova relatório de prestação de contas relativo a 2021 dos Transportes Colectivos

PS e BE votaram a favor, com abstenções da CDU, PSD e Chega

 

- PUB -

Os deputados da Assembleia Municipal do Barreiro aprovaram durante a sessão realizada na última semana, o relatório de sustentabilidade de actividade e prestação de contas dos Serviços Municipalizados dos Transportes Colectivos do Barreiro (SMTCB), referente a 2021, com 19 votos a favor do PS e um do Bloco de Esquerda, sete abstenções da CDU, duas do PSD e uma do Chega.

Durante a apresentação, a vereadora que tutela esta área no município, Maria João Regalo, começou por recordar que a actividade destes serviços, no ano transacto, foi “fortemente influenciada pela pandemia Covid-19”, tendo a oferta das carreiras sido mantida em 90% relativamente a uma situação normal, sendo que a taxa de ocupação ascendeu a 14%, revelando a “preocupação em termos menos frequência nos autocarros, mantendo a oferta a um nível muito próximo dos níveis normais”.

Na altura, a responsável adiantou que os serviços em causa registaram “um aumento de 6% de passageiros transportados”, tendo ascendido a 7,5 milhões de utentes no mesmo ano, recordando que em 2019, este valor situou-se nos 10 milhões.

- PUB -

“As receitas dos serviços prestados ascenderam a 5,9 milhões”, informou, realçando que correspondem, efectivamente, à taxa anteriormente referida, existindo uma relação directa entre o aumento da receita e o número de pessoas transportadas. O município registou ainda um aumento no valor da publicidade, que “reflete uma preocupação e o trabalho desenvolvido internamente”, com recurso ao pessoal da autarquia. A verba, segundo a responsável, corresponde “a um aumento de 363 mil euros em valor absoluto no aumento da receita”.

Relativamente aos gastos, a vereadora informou que os mesmos foram “influenciados pelas medidas adoptadas relativamente ao combate à pandemia”, tais como o reforço da limpeza, produtos e cortinas de protecção dos motoristas. Os gastos do pessoal, informou, consumiram a maior fatia da receita (59%), tendo a receita corrente sido excedente relativamente às despesas correntes, embora “o resultado líquido negativo seja uma realidade”, considerando as amortizações, continuando a registar “uma melhoria relativamente a 2020”, realçou, com uma diferença que ronda os 118 mil euros.

Maria João Regalo destacou ainda uma melhoria no prazo médio de pagamento a fornecedores, tendo a execução orçamental de despesa ascendido a cerca de 85%. Além disso, a autarca informou ainda que os motivos que estiveram na origem da saída de trabalhadores deste serviço prenderam-se com a cessação de contrato com trabalhadores, aposentação, mobilidade interna e licença sem vencimento.

- PUB -

Previsto em orçamento está ainda a adaptação das oficinas e a chegada, recentemente, de duas viaturas de turismo à frota municipal, tendo realçado que o ano passado “não foi fácil” para os TCB.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

“A Judiciária que investigue, não temos nada a esconder”

Igor Khashin e Yulia Khashina falam pela primeira vez após o inicio da polémica

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era
- PUB -