3 Dezembro 2022, Sábado
- PUB -
InícioLocalBarreiroCartazes artesanais de protesto do arquivo Ephemera em exibição nas instalações da...

Cartazes artesanais de protesto do arquivo Ephemera em exibição nas instalações da biblioteca

Mostra inaugurada no último sábado estará patente até 28 de Maio, naquele equipamento municipal

 

- PUB -

Os cartazes artesanais de protesto do arquivo Ephemera, encontram-se expostos até 28 de Maio, na Biblioteca Municipal do Barreiro, na mostra “LIBERDADE (a sério) – a paz, o pão, habitação, saúde, educação”, onde se mostra que “se você fica neutro em situações de injustiça”, escolheu ficar do lado do opressor.

A mostra, inaugurada no âmbito do 48.º aniversário do 25 de Abril, conta com o apoio da autarquia barreirense e, segundo o presidente do município, tem início “num momento em que os dias de democracia”, alcançada na revolução, demonstra um “verdadeiro acto de Liberdade”, documentado através de “manifestações recentes”, com recurso a objectos que têm como “grande objectivo relembrar-nos que urge continuar a exercer e defender a Liberdade” e a “celebrar, reflectir e documentar” a mesma.

A exibição reúne um conjunto de cartazes dos 700 que se encontram em poder do arquivo, em diferentes sub-temas, tais como manifestações ambientalistas, reivindicações LGBT e igualdade de género interseccional, reivindicações pelo direito dos refugiados e emigrares, racismo e “blacklivesmatter”, além de marchas feministas, manifestações contra a violência doméstica e sexual e manifestos de protesto internacional.

- PUB -

Na temática referente à educação, os cartazes apresentados relacionam-se com as lutas estudantis e com os profissionais desta área, estando “duramente direccionados para os efectivos Governos” e respectivos ministros da tutela.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Jovem morre esfaqueado em cilada durante convívio 

Vitima, na casa dos 20 anos, era estudante e trabalhador na Autoeuropa

Homem morre em confrontos num café na Avenida Bento de Jesus Caraça

Causa da morte não é clara. PJ está a investigar

Demolição de edifício obriga a encerrar troço da Estrada de Palmela

Operação na via pública acontece no troço compreendido entre a Praça Tratado de Roma e o acesso rodoviário ao estabelecimento de restauração McDonald’s.
- PUB -