22 Maio 2022, Domingo
- PUB -
InícioLocalBarreiroCartazes artesanais de protesto do arquivo Ephemera em exibição nas instalações da...

Cartazes artesanais de protesto do arquivo Ephemera em exibição nas instalações da biblioteca

Mostra inaugurada no último sábado estará patente até 28 de Maio, naquele equipamento municipal

 

- PUB -

Os cartazes artesanais de protesto do arquivo Ephemera, encontram-se expostos até 28 de Maio, na Biblioteca Municipal do Barreiro, na mostra “LIBERDADE (a sério) – a paz, o pão, habitação, saúde, educação”, onde se mostra que “se você fica neutro em situações de injustiça”, escolheu ficar do lado do opressor.

A mostra, inaugurada no âmbito do 48.º aniversário do 25 de Abril, conta com o apoio da autarquia barreirense e, segundo o presidente do município, tem início “num momento em que os dias de democracia”, alcançada na revolução, demonstra um “verdadeiro acto de Liberdade”, documentado através de “manifestações recentes”, com recurso a objectos que têm como “grande objectivo relembrar-nos que urge continuar a exercer e defender a Liberdade” e a “celebrar, reflectir e documentar” a mesma.

A exibição reúne um conjunto de cartazes dos 700 que se encontram em poder do arquivo, em diferentes sub-temas, tais como manifestações ambientalistas, reivindicações LGBT e igualdade de género interseccional, reivindicações pelo direito dos refugiados e emigrares, racismo e “blacklivesmatter”, além de marchas feministas, manifestações contra a violência doméstica e sexual e manifestos de protesto internacional.

- PUB -

Na temática referente à educação, os cartazes apresentados relacionam-se com as lutas estudantis e com os profissionais desta área, estando “duramente direccionados para os efectivos Governos” e respectivos ministros da tutela.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos
- PUB -