17 Maio 2022, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroComissão alerta para crescimento do número de utentes sem médico de família...

Comissão alerta para crescimento do número de utentes sem médico de família no território

CUSP diz que vivem mais pessoas sem acesso a cuidados de saúde primários

 

- PUB -

A Comissão de Utentes de Saúde do Barreiro continua a alertar as entidades responsáveis para o facto de serem, cada vez mais, as pessoas “sem médico de família” no território, segundo dados divulgados no início deste ano. “A prestação de cuidados de saúde primários e de proximidade esteve em causa nestes doisutentes últimos anos por conta da pandemia”, recordam, acrescentando que “muitas consultas ficaram por realizar”, com diagnósticos em falta e exames por realizar.

Os responsáveis alertam que, perante este panorama, os utentes em causa “são duplamente excluídos com o cenário de consultas tardias ou inexistentes”, enquanto as filas de espera “adensam-se” e as “vagas parecem não existir”, afirma a CUSP, que diz entender “como urgente e necessária a solução de problemas que se somaram aos que já existiram”.

“Para a garantia da prestação dos cuidados tão importantes para a saúde dos utentes é necessário o reforço de mais médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e outros profissionais […] que dêem resposta às dificuldades acrescidas”, referem. “A isso soma-se a necessidade de acabar com a discriminação entre os utentes integrados em USF e na Unidade de Saúde de Cuidados Personalizados na Quinta da Lomba”, acrescentam.

- PUB -

No que toca a equipamentos, a CUSP tem vindo a alertar para a necessidade de reabrir a extensão de saúde da freguesia de Coina, evitando que aquela população tenha de se deslocar até ao Centro de Saúda da Quinta da Lomba, sobrecarregando os serviços prestados neste equipamento.

“É também premente que se avance com a construção do Centro de Saúde no Alto do Seixalinho, anunciada para 2021 e sem início à vista”, afirmam em comunicado, defendendo que, para a prestação devida de cuidados de saúde primários e de proximidade é essencial que sejam asseguradas medidas de valorização do Serviço Nacional de Saúde.

Para a Comissão de Utentes, é necessário o reforço dos profissionais de saúde, de modo a garantir a cada barreirense que sejam atribuídos médico e enfermeiro de família, assim como a construção do equipamento na freguesia do Alto do Seixalinho e a reabertura da extensão de saúde de Coina.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

“A Judiciária que investigue, não temos nada a esconder”

Igor Khashin e Yulia Khashina falam pela primeira vez após o inicio da polémica

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era
- PUB -