22 Maio 2022, Domingo
- PUB -
InícioLocalBarreiroBombeiros do Sul e Sueste avançam com terceira equipa de intervenção permanente

Bombeiros do Sul e Sueste avançam com terceira equipa de intervenção permanente

Início da actividade, segundo a corporação, está prevista para o próximo mês de Julho

 

- PUB -

Há mais de quatros anos que o corpo de Bombeiros do Sul e Sueste, no Barreiro, mantém em funcionamento a sua primeira Equipa de Intervenção Permanente (EIP1), tendo iniciado uma aposta num “modelo de resposta profissional” ininterrupta no domínio da protecção e de socorro.

Em nota à comunicação social, a corporação lembra que este modelo de resposta “foi reforçado em Março de 2020 com a entrada em funcionamento de uma Equipa de Intervenção Permanente de Iniciativa Municipal (EIPIM), entretanto transformada em 2.ª Equipa de Intervenção Permanente (EIP2) a partir de 1 de Agosto de 2021”.

Os bombeiros em causa lembram que a Secretária de Estado da Administração Interna autorizou “a constituição de 100 novas EIP no primeiro semestre de 2022, das quais 10 serão terceiras EIP, a instalar em corpos de bombeiros que já possuem duas EIP a funcionar sem irregularidades e completas”, desde que sejam compostas por cinco bombeiros profissionais.

- PUB -

“Uma vez definidos e aplicados os critérios para a selecção das Associações Humanitárias de Bombeiros que apresentaram candidatura à Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), suportada em declaração emitida pelo respectivo município a confirmar a disponibilidade para a assunção do compromisso financeiro”, as EIP em causa são co-financiadas “em partes iguais pela ANEPC” e pelas edilidades.

Na mesma nota, a corporação diz ter sido seleccionada para constituir a terceira equipa de intervenção permanente (EIP3), atendendo ao número médio anual de ocorrências e ao facto de dispor do Destacamento de Santo António da Charneca, cuja operação se iniciou em Janeiro de 2021.

O protocolo para a constituição e funcionamento da EIP3, a celebrar entre a ANEPC, o município do Barreiro e a AHBV Sul e Sueste será assinado e homologado nos próximos dias, estando o início de actividade previsto para o próximo mês de Julho.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos
- PUB -