28 Setembro 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroServiço de Radioterapia do Hospital do Barreiro manteve assistência na pandemia e...

Serviço de Radioterapia do Hospital do Barreiro manteve assistência na pandemia e fez mais de 20 mil tratamentos

Estabelecimento deu início a esta actividade em Maio de 2005

 

- PUB -

O Centro Hospital Barreiro Montijo (CHBM) renovou recentemente, uma vez mais e de acordo com a norma ISO 9001, a sua certificação nas actividades de planeamento, administração e controlo de radioterapia externa em doentes do foro oncológico, serviço que mantém neste estabelecimento desde o ano de 2009.

De acordo com a instituição de saúde, o serviço garante “o cumprimento dos requisitos da norma, focando-se na melhoria da qualidade dos cuidados prestados aos seus utentes”, através do aumento da satisfação e das organizações que os referenciam.

- PUB -

Segundo Imaculada Maldonado, directora do Serviço de Radioterapia, para o “sucesso do processo de renovação da certificação contamos com o envolvimento dos nossos fornecedores internos e, principalmente, com o forte [empenhamento] de todos os profissionais do serviço, que têm tido a capacidade de se adaptar e encontrar soluções”, afirma.

O CHBM deu início a este serviço naquele equipamento de saúde em Maio de 2005 e, desde então, tem vindo a implementar novas técnicas, acompanhado o desenvolvimento da especialidade e fazendo a renovação do seu parque tecnológico.

Actualmente, dispõe de dois aceleradores lineares, tendo um deles sido substituído no ano passado, em Outubro, ao abrigo do programa Lisboa2020. Prevista está ainda a substituição do segundo acelerador, estando neste momento a decorrer o concurso público para a respectiva aquisição.

- PUB -

“Trata-se de um investimento de 2,1 milhões de euros, contemplado no orçamento do Estado para 2021”, lembra o hospital, que irá ao encontro da renovação tecnológica. De acordo com o centro hospitalar e durante a pandemia, em 2021, o referido serviço realizou 20 856 tratamentos junto de 1 184 doentes, sem ter interrompido a sua actividade assistencial.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Transportes em Setúbal: “Isto não está mau. Está péssimo!”

Reuniões com a população expõem drama de grandes dimensões contado em testemunhos trágico-cómicos

Autoeuropa com legionella não pára produção nem avisa trabalhadores

Empresa diz que nenhuma pessoa foi infectada e que está a cumprir a lei

“Reunião” dos bombeiros acaba à chapada e ao pontapé com a PSP a ser chamada ao quartel [corrigida]

Demissões na direcção culminaram com agressões físicas entre bombeiros, entre directores, e entre bombeiros e dirigentes
- PUB -