19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroAutarquia do Barreiro conclui sessões de sensibilização para boa gestão da água

Autarquia do Barreiro conclui sessões de sensibilização para boa gestão da água

Acções promovidas pelo município barreirense percorreram escolas do 1.º ciclo

 

- PUB -

A Câmara do Barreiro deu por concluído, no final da última semana, o ciclo de acções de sensibilização junto das crianças do terceiro e quarto ano de todas as escolas do 1.º ciclo do concelho, acerca da temática da poupança da água, com uma passagem pela Escola Professor José Joaquim Rita Seixas, para a última aula “A Água da Torneira é à Maneira”.

A iniciativa, promovida pela divisão de Águas e Saneamento e conduzida por técnicos camarários, teve em vista despertar os alunos para “uma boa gestão” deste recurso e fez parte de um conjunto de dezenas de visitas realizadas a estes estabelecimentos de ensino, entre os meses de Novembro e Fevereiro, abarcando um total de 1 938 jovens, que puderam participar e olhar para o ciclo urbano da água, desde a sua captação e tratamento à devolução ao meio hídrico.

Através do mote “poupar hoje para ter amanhã”, a autarquia local tem procurado alertar as turmas, não apenas para a poupança, mas também para o consumo da água de abastecimento da rede pública.

- PUB -

Carlos Guerreiro, vereador responsável por esta área no município, faz um balanço “muito positivo [da] iniciativa” e destaca a “importância destas acções de sensibilização dos alunos, bem como o entusiasmo e a participação demonstrados pelos jovens”.

O autarca lembra, neste âmbito, que “a boa gestão dos recursos hídricos e a sustentabilidade ambiental são temas que marcam a agenda política nacional e internacional”, tendo sublinhado que a temática “tem de estar no centro das boas políticas públicas e da Educação para a Cidadania”.

O vereador lançou ainda o desafio aos alunos para que “possam transmitir às suas famílias esta importante mensagem relativa à poupança e boa utilização da água, e que apliquem em suas casas os exercícios propostos” aquando das visitas realizadas pela equipa municipal.

- PUB -

“Os nossos alunos mostraram um grande interesse em participar e em debater este tema, principalmente nas suas aplicações ao quotidiano”, frisou, salientando que faz todo o sentido que estas “aulas” sejam promovidas anualmente “às várias gerações”, tendo demonstrado a disponibilidade da edilidade em dar continuidade a estas acções durante os próximos anos lectivos.

Recorde-se que no decorrer das referidas visitas, a autarquia, em parceria com a empresa de educação ambiental BoG – Environmental Consulting, tem vindo a oferecer um kit de “Expedição H2O” a cada estabelecimento, composto por diversos materiais didácticos.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Sistema Navegante indisponível no fim-de-semana mas transportes circulam normalmente

Falha é devido a uma “pausa temporária para actualizações com vista à simplificação e implementação de melhorias de performance”
- PUB -