27 Maio 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroAutarquia do Barreiro conclui sessões de sensibilização para boa gestão da água

Autarquia do Barreiro conclui sessões de sensibilização para boa gestão da água

Acções promovidas pelo município barreirense percorreram escolas do 1.º ciclo

 

- PUB -

A Câmara do Barreiro deu por concluído, no final da última semana, o ciclo de acções de sensibilização junto das crianças do terceiro e quarto ano de todas as escolas do 1.º ciclo do concelho, acerca da temática da poupança da água, com uma passagem pela Escola Professor José Joaquim Rita Seixas, para a última aula “A Água da Torneira é à Maneira”.

A iniciativa, promovida pela divisão de Águas e Saneamento e conduzida por técnicos camarários, teve em vista despertar os alunos para “uma boa gestão” deste recurso e fez parte de um conjunto de dezenas de visitas realizadas a estes estabelecimentos de ensino, entre os meses de Novembro e Fevereiro, abarcando um total de 1 938 jovens, que puderam participar e olhar para o ciclo urbano da água, desde a sua captação e tratamento à devolução ao meio hídrico.

Através do mote “poupar hoje para ter amanhã”, a autarquia local tem procurado alertar as turmas, não apenas para a poupança, mas também para o consumo da água de abastecimento da rede pública.

- PUB -

Carlos Guerreiro, vereador responsável por esta área no município, faz um balanço “muito positivo [da] iniciativa” e destaca a “importância destas acções de sensibilização dos alunos, bem como o entusiasmo e a participação demonstrados pelos jovens”.

O autarca lembra, neste âmbito, que “a boa gestão dos recursos hídricos e a sustentabilidade ambiental são temas que marcam a agenda política nacional e internacional”, tendo sublinhado que a temática “tem de estar no centro das boas políticas públicas e da Educação para a Cidadania”.

O vereador lançou ainda o desafio aos alunos para que “possam transmitir às suas famílias esta importante mensagem relativa à poupança e boa utilização da água, e que apliquem em suas casas os exercícios propostos” aquando das visitas realizadas pela equipa municipal.

- PUB -

“Os nossos alunos mostraram um grande interesse em participar e em debater este tema, principalmente nas suas aplicações ao quotidiano”, frisou, salientando que faz todo o sentido que estas “aulas” sejam promovidas anualmente “às várias gerações”, tendo demonstrado a disponibilidade da edilidade em dar continuidade a estas acções durante os próximos anos lectivos.

Recorde-se que no decorrer das referidas visitas, a autarquia, em parceria com a empresa de educação ambiental BoG – Environmental Consulting, tem vindo a oferecer um kit de “Expedição H2O” a cada estabelecimento, composto por diversos materiais didácticos.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Jovem de 16 anos morre colhido por touro nas Festas da Moita

Vítima foi transportada em estado crítico para o Hospital do Barreiro, mas acabou por não resistir aos ferimentos

Sonae Capital vende hotéis em Tróia

Apesar do negócio, multinacional mantém gestão do Aqualuz Tróia Mar&Rio e do The Editory By The Sea Tróia-Comporta

Bilhete de época para atrair mais vitorianos ao Bonfim em 2022/23

Sadinos avançam com medida para terem mais sócios no estádio nos jogos da Liga 3
- PUB -