27 Maio 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroLaboratório de Inovação Comunitária promove acções de limpeza em vazio urbano da...

Laboratório de Inovação Comunitária promove acções de limpeza em vazio urbano da parte velha do Barreiro

Iniciativas propõem recriar os espaços vazios com a ajuda das gentes do bairro

 

- PUB -

A segunda fase do projecto do Laboratório de Inovação Comunitária (LABIC), que está a ser implementado na zona do Barreiro Velho, promovido pela Sociedade Democrática União Barreirense “Os Franceses”, ao abrigo do programa Bairros Saudáveis, conheceu recentemente novos desenvolvimentos.

Foi realizada no final de Janeiro a iniciativa “Recriar os vazios do bairro”, que levou a comunidade local a realizar uma intervenção de limpeza urbana no vazio n.º 12, situado entre a Avenida da Praia, Rua Aguiar e a Travessa do Loureiro.

- PUB -

“Explicámos o projecto ao proprietário [do espaço] e tivemos a sua autorização para colocar a nossa proposta em prática”, informam os promotores da iniciativa que, para o efeito, contaram com a colaboração dos Escuteiros Marítimos de Santa Cruz.

Na altura, o grupo aproveitou a ocasião para “fazer um primeiro levantamento de necessidades locais”, estando agendadas novas acções para os próximos sábados, entre as 14 e as 17h00, para dar continuidade à limpeza daquela zona do concelho.

“Vamos iniciar algumas melhorias para receber a programação desta fase”, afirmam os responsáveis, acrescentando que pretendem ouvir e construir com a população uma resolução para aquele vazio da cidade.

- PUB -

Numa primeira fase, o projecto em causa começou por mapear e identificar o território, com a acção “Hoje é o primeiro dia do resto do teu bairro”, num mapeamento colaborativo das dinâmicas que envolveu o Colectivo MOLA e o Clube dos Fotógrafos do Barreiro.

De seguida, foi ainda realizado um conjunto de conversas porta-a-porta, com uma série de entrevistas a moradores e trabalhadores da zona histórica do Barreiro, com o objectivo de “dar visibilidade às características identitárias” daquela área do município.

Actualmente está em curso a apanha do lixo existente nos espaços vazios urbanos, tendo sido organizadas anteriormente a Oficina Caça Talentos, no jardim d’Os Franceses, com o referido colectivo e a Academia de Jazz daquela colectividade, numa iniciativa que envolveu os mais pequenos, bem como as exposições Mapa dos Comuns e Um Olhar sobre o Barreiro, que aconteceram pelas ruas do centro histórico e nas colectivid des Os Franceses, Os Penicheiros e Luso Futebol Clube.

Acabar com os depósitos de lixo existentes no bairro

Neste âmbito, decorreu igualmente a apresentação dos trabalhos dos alunos do 5.º ano do curso de arquitectura do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, no âmbito do LABTUR – Laboratório de Ensaio de Metodologias de Intervenção na Cidade Existente, que teve lugar na sede daquela Sociedade.

Paralelamente, foi ainda apresentado o projecto Togetherness, subordinado à questão “Como será o Barreiro Velho daqui a 50 anos?”.

Presentemente e partindo da ideia de “recriar os vazios do bairro”, as entidades envolvidas estão empenhadas em acabar com os depósitos de lixo acumulados neste local, para transformar estas zonas em áreas úteis à comunidade, caso do vazio n.º 12.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Jovem de 16 anos morre colhido por touro nas Festas da Moita

Vítima foi transportada em estado crítico para o Hospital do Barreiro, mas acabou por não resistir aos ferimentos

Sonae Capital vende hotéis em Tróia

Apesar do negócio, multinacional mantém gestão do Aqualuz Tróia Mar&Rio e do The Editory By The Sea Tróia-Comporta

Bilhete de época para atrair mais vitorianos ao Bonfim em 2022/23

Sadinos avançam com medida para terem mais sócios no estádio nos jogos da Liga 3
- PUB -