6 Outubro 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroRUMO lança campanha para requalificar casa que acolhe crianças em risco

RUMO lança campanha para requalificar casa que acolhe crianças em risco

Construção à espera de melhores dias e da ajuda de todos os que queiram colaborar

 

- PUB -

A RUMO – Cooperativa de Solidariedade Social, está a desenvolver uma campanha de angariação de fundos para avançar com as obras de requalificação da Casa de Acolhimento Residencial (CAR), uma resposta social do Instituto de Segurança Social que tem como missão proporcionar às crianças e jovens em risco, que se encontrem privadas de um meio familiar estruturado, uma “alternativa transitória de enquadramento sócio-familiar de qualidade”.

Desta forma, segundo a instituição, é possível contribuir para o desenvolvimento físico, intelectual, emocional e moral destes jovens, bem como, para a sua reinserção comunitária e a construção de um projecto de vida.

Presentemente e de acordo com a cooperativa, a CAR revela “necessidades e problemas graves de ordem habitacional devido à antiguidade [daquele] edifício”. Genericamente, a estrutura apresenta problemas no telhado, com infiltrações e entrada de água, sendo que, muitas das portas e janelas encontram-se também degradadas, não permitindo o isolamento ao nível da temperatura e ruído. A estas situações junta-se ainda a necessidade de pintura interior e exterior do espaço, com o devido isolamento térmico.

- PUB -

Entre os problemas existentes e que estão identificados é ainda preciso proceder a reparações ao nível da canalização, com a substituição dos equipamentos sanitários. A cozinha e a dispensa do edifício, por sua vez, precisam igualmente, entre outros, de novos armários, gavetas e mesas. Através desta campanha, a cooperativa diz ser necessário implementar “melhorias e [a] reparação do espaço envolvente, de forma a garantir as condições de segurança para todos” os que frequentam a CAR RUMO.

A instituição procura, através da sua actuação, responder à satisfação diária das necessidades básicas das crianças e jovens que acolhe, com idades entre os seis e os 25 anos, nomeadamente, no que diz respeito a questões ligadas à sua alimentação, hábitos de higiene e de sono, cuidados de saúde e relações emocionais estáveis. “Apelamos ao seu contributo/donativo para esta causa”, afirma a instituição.

Para mais informações e poderem ajudar, os interessados podem consultar o site da RUMO ou fazer o seu donativo, apoiando esta missão (IBAN: PT50 0036 0140 9910 0081 3836 3), ou via MB WAY (925 988 396).

- PUB -

Iniciativa solidária vai promover limpeza no antigo “Reguilas”

Entretanto, no próximo sábado, pelas 09h30, a instituição vai promover uma acção solidária na Cidade Sol, para a preparação do espaço do antigo “Reguilas”, com vista ao início da obra de remodelação daquele equipamento, que deverá avançar “muito em breve”, revelou a RUMO.

“Faremos, com o contributo de todos/as e de todos/as quantos/as se queiram solidariamente associar a esta intervenção, a limpeza do espaço (interior e exterior) para que possamos, em seguida, avançar com a sua reabilitação com vista à implementação de uma valência de creche e, simultaneamente, para a mudança de algumas das áreas de intervenção da Cooperativa, permitindo aos nossos projectos uma ainda maior proximidade à comunidade deste território de intervenção”, sublinha.

Os interessados em participar podem preencher o formulário de inscrição para esta iniciativa (https://forms.gle/ J3X3FYtVSyN4rKzz9).

Comentários

- PUB -

Mais populares

Primeira pedra de construção de empreendimento à beira-rio lançada no município do Barreiro

Novo espaço habitacional pretende atrair famílias locais e jovens a um preço razoável   O lançamento da primeira pedra de construção do novo empreendimento que vai nascer...

Acidente de trabalho com um reboque faz um morto e um ferido

Vitimas estavam a trabalhar debaixo da estrutura que lhes caiu em cima

Orcas atacam veleiro em Sesimbra e seguem semi-rígido na Fonte da Telha

Ataque causou danos no leme da embarcação, mas o mesmo não perdeu a navegabilidade
- PUB -