1 Outubro 2022, Sábado
- PUB -
InícioLocalBarreiro52.ª Reunião do CLASB junta dezenas de actores sociais no Barreiro

52.ª Reunião do CLASB junta dezenas de actores sociais no Barreiro

Oportunidades e nova metodologias foram partilhadas com parceiros

 

- PUB -

Dezenas de actores sociais participaram, na última semana, na 52ª Reunião Plenária do Conselho Local de Ação Social do Barreiro, que decorreu no Auditório Manuel Cabanas, na Biblioteca Municipal, tendo as candidaturas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e a actualização do Diagnóstico Social sido alguns dos temas abordados pelos presentes.

O encontro contou com a presença da vereadora Sara Ferreira, responsável pela divisão de Intervenção Social, a directora do Centro Distrital de Segurança Social de Setúbal, Luísa Malhó, e a presidente da Junta de Freguesia de Santo António da Charneca, Isabel Ferreira.

Em relação à apresentação das linhas orientadoras do PRR, Sara Ferreira alertou para o facto de “não podemos deixar passar esta oportunidade e temos de adoptar uma estratégia para dar respostas aos problemas do nosso concelho”.

- PUB -

A autarca considera que há projectos inovadores que podem ser elaborados doutra forma e o PRR “é um instrumento que nos vai possibilitar desenvolver novas respostas, com algum grau de inovação”.

Encontro reuniu vários parceiros do CLASB na Biblioteca do Barreiro

Por seu lado e neste âmbito, Luísa Malhó considera o PRR como “uma janela de oportunidades muito grande para todas as instituições”.

E acrescenta: “É exigente, terá de haver uma grande capacidade de resposta antecipada, para alavancarmos as respostas e recursos necessários para cada um dos concelhos e requer um grande trabalho de cooperação entre todos nós”, afirmou, adiantando que, em breve, estarão abertas candidaturas para a nova geração de equipamentos e respostas sociais.

- PUB -

No período de informações, a vereadora referiu que à semelhança do ano anterior, o município barreirense vai entregar Cabazes de Natal às famílias mais carenciadas, sinalizadas pelos parceiros, e acrescentou que em Janeiro serão abertos os balcões informativos de encaminhamento social descentralizado. Na opinião de Sara Ferreira, este projecto de parceria entre a autarquia, as juntas de freguesia e as IPSS “é muito gratificante”.

Atualização do Diagnóstico Social

Durante a reunião foi ainda aprovada a proposta de metodologia para a actualização do Diagnóstico Social do Concelho do Barreiro, apresentada por Armando Gomes, representante do Conselho Executivo do CLASB. Proposto foi “o desenvolvimento de um trabalho de investigação que valorize a participação, implicação e co-responsabilização dos actores sociais locais”.

Será uma “investigação de diagnóstico mais objectiva, a partir da definição de seis áreas de análise”, nomadamente, a Educação, Desenvolvimento Económico e Empregabilidade, Bem-Estar e Saúde, Inclusão Social e Combate à Pobreza, Igualdade e Cidadania, além de Demografia e Território.

A ordem de trabalhos contemplou, igualmnete, a apresentação do relatório de monitorização semestral do CLDS 4G “ComSigo” e a apreciação e deliberação sobre o parecer emitido pelo Núcleo Executivo, referente ao pedido da Associação “Vem Vencer”, para a criação de uma resposta de Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão, acoplada com um Serviço de Apoio Domiciliário para pessoas com deficiência.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Transportes em Setúbal: “Isto não está mau. Está péssimo!”

Reuniões com a população expõem drama de grandes dimensões contado em testemunhos trágico-cómicos

Alsa Todi não verá mais um cêntimo de Palmela se não cumprir o contrato

Município está indisponível para continuar a financiar o sistema e reclama à TML a aplicação de penalidades à operadora

Bombeira grávida de sete meses diz-se ‘injustamente dispensada’ de serviço

Autoridade para as Condições do Trabalho esteve no quartel da associação
- PUB -