25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroNovo acelerador linear inaugurado no Hospital Barreiro-Montijo

Novo acelerador linear inaugurado no Hospital Barreiro-Montijo

Investimento de 2,4 milhões em equipamento do Serviço de Radioterapia. Mais de 19 mil doentes oncológicos receberam tratamento durante o ano passado

 

- PUB -

Diogo Serras Lopes, secretário-de-Estado da Saúde, esteve na manhã desta quarta-feira de visita ao Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), para inaugurar o novo acelerador linear do serviço de Radioterapia, num investimento de 2,4 milhões de euros, que permitirá substituir um dos dois equipamentos existentes naquele espaço.

Após ter obtido licença de utilização pela Agência Portuguesa de Ambiente, o equipamento entrou em actividade no último dia 11, tendo sido adquirido ao abrigo do Lisboa2020, programa operacional da União Europeia para a área da Grande Lisboa.

O governante afirmou que “é sempre bom vermos as coisas a funcionar”, tendo em conta que já foram iniciados os tratamentos aos primeiros doentes, sendo algo bastante “útil na vida das pessoas”, destacou.

- PUB -

“Este equipamento era uma ambição já antiga do CHBM, chegou quando foi possível, mas de qualquer forma, faz uma diferença muito significativa naquilo que é a capacidade de tratamento”, acrescentou.

Já Pedro Lopes, presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar, referiu que este serviço tem uma área de abrangência de cerca de um milhão de habitantes e “demonstra ter capacidade de abrir portas e de abarcar todas as necessidades da Península de Setúbal e da área de influência de Vila Franca de Xira”.

Para o responsável, com esta capacidade assistencial “que nos orgulha”, a instituição pode oferecer “os melhores cuidados de saúde que existem à data em prol dos doentes”.

- PUB -
Novo aceleredor linear iniciou tratamentos no serviço de Radioterapia no passado dia 11

O projecto, adiantou, iniciou-se “há cerca de cinco anos, com muitos avanços e recuos”, sendo que, “sem a resiliência da [directora daquele serviço], Inmaculada Maldonado, e dos [restantes] colegas, bem como de todas as pessoas que foram nos ajudando, poderia ter ficado – como muitos outros –, no papel, nas intenções, mas soubemos concretizá-lo”, realçou.

Na sua perspectiva, aquela unidade de saúde, considerada por muitos como ‘a mais pequena’ da região, permitiu “hoje demonstrar que somos o maior hospital, [dentro desta] área, da Península de Setúbal e fora [dela]”.

Pedro Lopes acrescenta que “aceitámos e concretizámos o desafio, porque efectivamente somos uma equipa ambiciosa”, sublinhou, agradecendo ao membro do Governo o facto de ter “lavrado o despacho que nos permitirá substituir o nosso segundo acelerador linear” e continuar “a prestar os melhores cuidados de saúde a toda a população”.

Reforçar a investigação e o desenvolvimento tecnológico

O novo acelerador linear pretende “reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação” neste território, o que permitirá “acompanhar a evolução tecnológica e científica desta área fundamental da Oncologia”.

Também a capacidade de resposta para tratamentos complexos sairá reforçada com a sua entrada em funcionamento, que trará “vantagens a nível da rapidez e precisão, que se traduzirão na melhoria da eficácia e qualidade dos cuidados prestados ao doente oncológico”.

Cerimónia contou com as presenças dos presidentes da Câmara e Assembleia Municipal do Barreiro

Recorde-se que o serviço de Radioterapia iniciou a sua actividade em Maio de 2005 e foi o primeiro serviço público a dispor desta terapêutica a sul do Tejo.

Certificado pela norma ISO 9001:2015 desde 2009, já realizou mais de 19 mil tratamentos durante o ano passado, mantendo-se a funcionar, sem interrupção, durante a pandemia.

A cerimónia contou também com a presença do presidente e da vice-presidente do conselho directivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Luís Pisco e Laura Silveira, respectivamente, além do presidente da Câmara do Barreiro, Frederico Rosa.

Também o presidente da Assembleia Municipal do Barreiro, André Pinotes Batista, a deputada da Assembleia da República, Eurídice Pereira e Miguel Lemos, director-executivo do ACES Arco Ribeirinho, marcaram presença nesta cerimónia, entre outros convidados e profissionais deste estabelecimento de saúde.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -