16 Janeiro 2022, Domingo
- PUB -
InícioLocalBarreiroLançado concurso para substituir segundo acelerador linear no Hospital Barreiro-Montijo

Lançado concurso para substituir segundo acelerador linear no Hospital Barreiro-Montijo

Investimento superior a 2,1 milhões de euros permitirá substituição de anterior equipamento, instalado em 2010, naquela instituição

 

- PUB -

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) procedeu, recentemente, ao lançamento do concurso público internacional para substituição do segundo acelerador linear, existente no Serviço de Radioterapia há mais de uma década.

A aquisição, prevista no Orçamento de Estado para o corrente ano, insere-se no Programa de Substituição de Equipamentos Hospitalares do Serviço Nacional de Saúde, num investimento superior a 2,1 milhões de euros. De acordo com a instituição, o novo equipamento permitirá substituir o acelerador linear existente no local – instalado em 2010 –, permitindo assim “evoluir na qualidade e precisão dos tratamentos realizados aos utentes seguidos” naquele centro hospitalar, que continua apostado na “modernização e inovação tecnológica”.

A unidade de saúde, recorde-se, já havia substituído o primeiro acelerador linear ao abrigo do Programa Operacional Lisboa2020, encontrando-se presentemente “a aguardar a licença de utilização”, atribuída pela Agência Portuguesa do Ambiente e “necessária para iniciar [esta] actividade”.

- PUB -

O Serviço de Radioterapia do Hospital Barreiro-Montijo entrou em funcionamento no ano de 2005, tendo sido o primeiro serviço público a disponibilizar esta terapêutica a sul do rio Tejo. Certificado pela norma ISO 9001:2015 em 2009, desde o seu início já assegurou mais de 19.300 tratamentos, sem interrupção da sua intervenção durante o período de pandemia, ao longo do último ano.

Ainda no âmbito da inovação tecnológica, este centro hospitalar dotou vários espaços de uma rede de internet de acesso gratuito, que está agora disponível aos utentes em algumas zonas de espera do Hospital de Nossa Senhora do Rosário. “A rede Wifi-Utente está disponível nas salas de espera de Bloco de Partos […], Consultas Externas, Oncologia e entrada principal”, informa o CHBM em comunicado, acrescentando que para aceder a este serviço, o utente “deve ligar-se através do seu equipamento portátil e preencher os dados na página que abre automaticamente”.

O projecto, resultante de uma parceria entre aquele estabelecimento hospitalar e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), será também alargado à Urgência Geral e à Urgência Pediátrica, estando neste momento a ser “estudada a melhor forma de o fazer, uma vez que há necessidade de passar a rede por zonas com doentes Covid-19”, explica a instituição.

- PUB -

 

Mostra fotográfica até fim de Agosto

Entretanto, no âmbito do Dia Mundial da Fotografia – que se assinala no próximo dia 19 –, o equipamento desafiou os seus colaboradores a tirarem fotografias, tendo sido vários os profissionais que responderam de forma criativa a este desafio. O resultado levou à instalação de uma mostra na entrada principal do Hospital do Barreiro, composta por imagens captadas pelos seus trabalhadores, que está patente até ao final deste mês.

Mostra patente até fim de Agosto reúne conjunto de 27 fotografias captadas pelos profissionais do Hospital Barreiro-Montijo

“Através da fotografia é possível eternizar momentos, registar memórias, contar histórias sem palavras”, lembra a instituição, que decidiu deste modo reunir um conjunto de 27 fotografias captadas por colaboradores de várias categorias profissionais, onde podem ser visualizados vários registos da actividade diária do CHBM, entre os quais, momentos administrativos e de prestação de cuidados, a “grandeza do nascimento e o respeito pelo fim da vida”, incluindo também “momentos mais sérios e outros mais descontraídos” da vida da instituição.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Mais de 70 lotes de terreno no Bairro Grito do Povo alienados a proprietários de habitações

Os lotes vão ser vendidos a moradores e descendentes directos, que pretendam melhorar as condições de habitabilidade

Centro Comercial do Bonfim: uma história mal contada

O Centro Comercial do Bonfim foi o primeiro centro comercial com essas características em Setúbal e um dos primeiros no país. Tinha no seu interior...

Casal assaltou 13 casas num mês na Moita

Um casal assaltou 13 casas na Moita no espaço de um mês. Ele assaltava e ela vendia os bens. Conseguiram 29 mil euros. Os assaltos...
- PUB -