28 Setembro 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroCandidato do PSD ao Barreiro quer transformar descampado da Quinta dos Fidalguinhos...

Candidato do PSD ao Barreiro quer transformar descampado da Quinta dos Fidalguinhos em Parque Urbano

Bruno Vitorino quer requalificação de terrenos baldios junto à urbanização

 

- PUB -

O candidato do PSD à presidência da Câmara do Barreiro, Bruno Vitorino, aponta como uma das suas prioridades para o próximo mandato e caso vença as eleições autárquicas, a requalificação do descampado existente na Quinta dos Fidalguinhos.

“Há muito tempo que os terrenos baldios […] se estendem da passagem desnivelada entre a Quinta da Lomba e a urbanização até à bomba de combustível”, situada no cruzamento junto ao Hospital do Barreiro.

Para o actual vereador social-democrata, a zona necessita de “uma requalificação e de uma gestão autárquica com visão para colocar aquele espaço ao serviço dos moradores”, destaca.

- PUB -

Neste âmbito, critica a “indiferença e o imobilismo” que PS e CDU “têm tido”, perante um espaço que considera estar ao abandono, tendo essa “passividade contribuído, no passado, para o nascimento de um bairro de barracas que colocou em casa a qualidade de vida, a saúde pública e a própria segurança dos moradores”.

“Não podemos deixar que isto volte a acontecer”, afirma o candidato, acrescentando que “não podem passar mais quatro anos, sem termos uma solução”.

Por esse motivo, propõe que o descampado em causa seja requalificado e “dê origem a um novo parque urbano na cidade”, a baptizar como “Parque dos Fidalguinhos”, sugere.

- PUB -

O actual vereador alerta que parte dos terrenos onde se poderia implantar o futuro parque são públicos e outros privados, situação que implicará “um processo de diálogo com os proprietários”.

Naquele que é um dos bairros com maior densidade populacional no concelho, com uma média de idades inferior à globalidade do território, o social-democrata considera que a oferta de espaços de lazer em família e com condições para a práctica desportiva é essencial para a promoção de estilos de vida saudáveis e uma vivência em harmonia dos espaços comuns.

Na perspectiva de Vitorino, o novo Parque dos Fidalguinhos deverá obedecer a uma estrutura arquictetónica e estética que o qualifique enquanto zona de passeio e de lazer, para fruição das várias faixas etárias da população que ali reside.

A requalificação, na sua opinião, deve passar pela arborização do espaço e instalação de mobiliário urbano adequado no local, com a criação de uma zona de merendas, a recuperação do piso das pistas de corrida existentes e instalação de um circuito dotado de aparelhos de exercício físico e de manutenção geriátricos.

Além destes, para o candidato, o espaço deverá contemplar ainda um novo parque infantil, a instalação de um parque canino, campos de Street Basket e, entre outros, a instalação de iluminação pública.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Transportes em Setúbal: “Isto não está mau. Está péssimo!”

Reuniões com a população expõem drama de grandes dimensões contado em testemunhos trágico-cómicos

Autoeuropa com legionella não pára produção nem avisa trabalhadores

Empresa diz que nenhuma pessoa foi infectada e que está a cumprir a lei

“Reunião” dos bombeiros acaba à chapada e ao pontapé com a PSP a ser chamada ao quartel [corrigida]

Demissões na direcção culminaram com agressões físicas entre bombeiros, entre directores, e entre bombeiros e dirigentes
- PUB -