25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroBarreiro assinala Dia da Família com abertura de novas instalações de Gabinete...

Barreiro assinala Dia da Família com abertura de novas instalações de Gabinete de Apoio

Serviço passa a estar disponível a partir de sábado no mercado 1.º de Maio

 

- PUB -

Para assinalar o Dia Internacional da Família, que se comemora este sábado, a Câmara do Barreiro vai inaugurar no mercado 1.º de Maio, na Avenida Alfredo da Silva, as instalações do Gabinete de Apoio à Família e Criança (GAFC).

A nova área de atendimento municipal – designada de “Espaço Família” –, permitirá que a partir da próxima semana “as famílias barreirenses possam ter um contacto directo” com este gabinete e “participar nas diferentes actividades organizadas” pela autarquia local.

Bruno Vitorino, vereador responsável por esta área no município, lembra que o GAFC, criado em Julho de 2018, na sequência da reestruturação dos serviços da Câmara, tem por objectivo principal a promoção de políticas que possibilitem uma melhoria da qualidade de vida e do bem-estar social das famílias do concelho.

- PUB -

“Desde essa altura, já realizámos várias iniciativas e workshops, que pretendem informar pais e cuidadores”, de assuntos “relacionados com a segurança e saúde infantil, boas práticas, cuidados a ter na adolescência, entre outros”, sublinha o autarca.

No seguimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo gabinete, foi já apresentado e aprovado, em reunião de Câmara, um regulamento para a criação de um cartão destinado às famílias numerosas do Barreiro.

O Cartão Municipal Família Numerosa, realça a edilidade, pretende “alargar e diversificar os benefícios e apoios a conceder” a estas famílias, por entidades públicas e privadas, e apoiar e dinamizar em simultâneo os agentes económicos locais, que através de parcerias a estabelecer com o município, possam aderir ao projecto.

- PUB -

O principal objectivo, acrescenta Bruno Vitorino, é “repor alguma justiça social para estas famílias que, em virtude de terem mais filhos, na práctica estão impedidas de ter acesso a um conjunto de serviços”, explica, tais como ao nível do desporto, lazer e cultura, devido à dimensão do seu agregado.

Como exemplo, o responsável refere o caso de “uma família da classe média com cinco pessoas que queira utilizar a piscina municipal nas várias classes”, que “pagará cerca de 100 euros, valor que muitas vezes inviabiliza a sua utilização”, realça.

A própria autarquia, na perspectiva do vereador, “pode e deve dar o exemplo, com descontos significativos em programas ou actividades por si desenvolvidas”, assume, considerando que através desta e de outras medidas, o Barreiro pode tornar-se “mais amigo das famílias e das crianças”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -