10 Maio 2021, Segunda-feira
- PUB -
Início Local Barreiro Carlos Humberto: "Sou candidato para colocar à disposição do Barreiro o...

Carlos Humberto: “Sou candidato [da CDU] para colocar à disposição do Barreiro o meu saber”

A CDU apresentou cabeças-de-lista à Câmara e Assembleia Municipal, em sessão apadrinhada por Jerónimo de Sousa

 

- PUB -

A CDU apresentou na noite de sexta-feira, 23, no salão da SIRB “Os Penicheiros”, os candidatos à presidência da Câmara do Barreiro, Carlos Humberto, e àquela Assembleia Municipal, José Luís Ferreira, durante uma iniciativa com participação limitada devido à pandemia, que contou com a presença de Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP.

Presentes estiveram independentes e simpatizantes da coligação, naquela que a própria garante ser a apresentação de um “projecto participativo que tem somado vontades, experiências e aspirações”, em torno do objectivo de “construir uma alternativa com futuro” para o concelho. Carlos Humberto começou por referir-se aos apelos lançados por “camaradas” e “cidadãos sem partido”, para voltar a estar disponível para exercer a função que desempenhou naquela Câmara, entre os anos de 2005 e 2017.

“A razão por que sou candidato é para colocar […] à disposição do Barreiro o meu saber, a minha experiência, os meus conhecimentos, os contactos que fui construindo”, sublinha, manifestando a sua intenção em “continuar o que foi interrompido” para se “assumir como porta-voz do Barreiro junto das diversas instâncias”, disse.

- PUB -

O candidato garantiu que não deixará de “reflectir sobre o passado do concelho” e o “importantíssimo papel do Poder Local no seu desenvolvimento”, referindo que o seu combate passará pelo “presente e pelo futuro” do território.

O ex-presidente destaca “a importância do desenvolvimento económico, do papel estratégico que os antigos territórios industriais terão nesse mesmo desenvolvimento”, nas áreas da arte, do associativismo e desporto. O actual primeiro secretário da Área Metropolitana de Lisboa lembrou ainda a necessidade em trabalhar áreas como a diversidade cultural e a educação para todos, a intervenção social e as questões relacionadas com o ambiente, sustentabilidade e a diversidade.

“Afirmo que temos honra no passado, na nossa intervenção, no nosso trabalho. Não nos desviaremos do nosso caminho, que consideramos justo e coerente”, declarou. E adiantou: “Não vamos fazer uma campanha eleitoral que ultrapasse as nossas possibilidades financeiras”. “Ao contrário de outros, não faremos uma campanha de ricos quando as dificuldades do concelho e das pessoas são crescentes”, reforçou. Carlos Humberto concluiu a sua intervenção com uma mensagem de confiança, defendendo que “é com alegria” que a CDU para “este combate” e que os incentivos dados por pessoas de diversos estratos sociais “dão força” e “combatividade” à coligação.

- PUB -

Por sua vez, José Luís Ferreira, deputado do Partido Ecologista “Os Verdes” eleito pelo círculo de Setúbal à Assembleia da República e candidato à Assembleia Municipal, afirmou que como barreirense sente “muito desconforto pelo facto da Câmara ter optado pelo interesse da Vinci, em detrimento dos interesses das populações e do interesse público”, referindo-se ao parecer positivo do actual executivo socialista barreirense à localização do aeroporto na Base Aérea do Montijo.

“Câmara PS entregou Braamcamp a privados”

Relativamente à Quinta Braamcamp, José Luís Ferreira afirmou que “a Câmara do PS tem outros projectos e outros negócios em vista”, onde defende que, tanto os interesses ambientais como dos barreirenses, não “têm qualquer relevância” e que o actual executivo “decidiu entregar a Quinta aos privados”.

Um espaço que a gestão CDU, recorda, “candidatou a fundos europeus que foram aprovados e que visavam a recuperação do moinho de maré, o arranjo dos espaços verdes, o derrube dos muros da antiga fábrica” e a “criação de zonas pedonais, permitindo a vivência e o usufruto pelas populações”.

O candidato elencou ainda um conjunto de projectos iniciados pela gestão CDU naquela autarquia que “andaram para trás ou que ficaram parados”. São, considerou, exemplos acabados da “dimensão aproximada da forma como o PS deixou o Barreiro”. “É por isso que aqui estamos, [para] trazer de novo os barreirenses para o centro das preocupações”, realçou.

Elogio Jerónimo de Sousa realça “capacidade de realização” dos candidatos CDU

A encerrar a apresentação esteve Jerónimo de Sousa, que dirigiu as primeiras palavras aos dois candidatos. “Carlos Humberto, um homem que tem dado o melhor de si pelo seu concelho e pelas suas gentes, como o provou quando assumiu no passado as mais altas responsabilidades no município”, e José Luís Ferreira, um candidato que considera ter “uma grande intervenção e experiência na vida colectiva e com um historial de grande dedicação à causa pública”.

O secretário-geral do PCP classificou ambos como pessoas com “reconhecida capacidade de realização e competência” e enquanto “conhecedores da realidade, dos problemas e dos desafios que se colocam ao desenvolvimento do concelho”, exaltando valores como o “trabalho, honestidade e competência” que os caracteriza. A noite terminou com as actuações de José Monteiro (clarinete) e João Custódio (contrabaixo), e com uma homenagem a Ary dos Santos, feita pelo actor Júlio Mesquita.

- PUB -

Mais populares

Barcos da Transtejo/Soflusa param travessia do Tejo a 20 de Maio

Na reunião de hoje com a administração da empresa, e conforme o que tinha sido decidido em plenário de trabalhadores da semana passada, o...

Sindicato não aceita aumentos de salários propostos pela administração da Autoeuropa

Administração da fábrica da Volkswagen em Palmela quer acordo que prevê aumentos salariais a três anos em função da taxa de inflação, sindicato contesta

Empresa dedicada à comercialização de canábis chega a Setúbal com nova unidade no parque BlueBiz

Espaço servirá para pós-colheita da planta medicinal. Produtora escolheu a cidade sadina “por possuir excelentes acessibilidades e oferecer flexibilidade nas suas instalações”   A empresa Clever...
- PUB -