29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiro‘Triagem de Manchester’ chega ao serviço de Urgência Pediátrica do Barreiro-Montijo

‘Triagem de Manchester’ chega ao serviço de Urgência Pediátrica do Barreiro-Montijo

Sistema atribui tempo recomendado para atendimento médico a crianças e jovens

 

- PUB -

A Urgência Pediátrica do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) decidiu adoptar, desde a última quarta-feira, o sistema de triagem de prioridade no atendimento aos utentes, apelidado de “Triagem de Manchester”, que possibilitará às crianças e jovens que recorram àquele serviço, que a partir deste momento possam ser observadas de acordo com a sua situação clínica.

De acrescentar que para este efeito, à semelhança do que aconteceu anteriormente, ao nível dos serviços de Urgência Geral e Urgência Básica daquele estabelecimento de saúde, a classificação é feita através das cores vermelho, laranja, amarelo, verde e azul, que indicam se o atendimento é encarado como emergente, nos casos que necessitam de atenção imediata, ou muito urgente, urgente, pouco urgente e não urgente, pelos profissionais que ali trabalham e não pela hora de chegada.

A implementação deste sistema permite, desta forma, atribuir “o respectivo tempo alvo recomendado até observação médica”.

- PUB -

Para Cristina Didelet, directora do Serviço de Pediatria do CHBM, o facto do centro hospitalar avançar com este projecto, mesmo em tempo de pandemia, representa “um esforço de melhoria contínua que permite não só a uniformização na atribuição dos graus de prioridade” naquele serviço de atendimento, como “a monitorização de inconformidades, garantindo a qualidade dos cuidados e a sua prestação em tempo útil”, sublinha a responsável.

Recorde-se que o mesmo serviço começou a funcionar em novas instalações no mês de Outubro de 2006, tendo na altura sido reforçado com mais um gabinete de atendimento, todos climatizados, com um fraldário e uma Sala de Observações (S.O.), para além de uma sala de espera e instalações sanitárias próprias.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -