25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroCovid-19: Comércio do Barreiro pode encerrar às 22:00

Covid-19: Comércio do Barreiro pode encerrar às 22:00

Os estabelecimentos comerciais do Barreiro, no distrito de Setúbal, podem encerrar às 22:00 a partir de ontem, deixando de ser obrigatório o fecho às 20:00, anunciou a Câmara do Barreiro.

- PUB -

“Todos os estabelecimentos de comércio a retalho e de prestação de serviços do concelho do Barreiro, incluindo os que se encontrem em conjuntos comerciais, podem encerrar até às 22:00”, informou a autarquia, em comunicado.

Segundo a nota, a medida tem em conta “a necessidade de promover a retoma gradual das atividades económicas”, mantendo, no entanto, “medidas adicionais e de exceção que salvaguardem a defesa da saúde pública”.

A decisão foi tomada na quarta-feira, numa reunião com a Comissão Municipal de Proteção Civil, depois de “ouvidas as forças de segurança e a autoridade de saúde local”, que validaram o prolongamento do horário dos estabelecimentos comerciais.

- PUB -

No entanto, a autarquia frisou que os estabelecimentos em questão “têm de cumprir as regras sanitárias” definidas pelo Governo e pela Direção-Geral da Saúde, nomeadamente que “após as 20:00 o consumo de bebidas alcoólicas apenas é admitido no âmbito do serviço de refeições”.

Na terça-feira, o presidente do município, Frederico Rosa (PS), já tinha mostrado a intenção de implementar o novo horário, mas ainda estava a aguardar o parecer da autoridade de saúde que era “vinculativo” para que a medida entrasse em vigor.

Segundo o autarca, com exceção da restauração, que tem um regime especial para funcionar até mais tarde, a medida será aplicada de forma “generalizada” a todos os estabelecimentos comerciais do concelho “que estavam na malha das 20:00” e não será necessário efetuar um pedido ao município.

- PUB -

“Não é uma liberalização total, é um passo de alargamento para permitir uma maior atividade, que tem em conta a situação do Barreiro e os casos ativos, que estão a diminuir em relação ao que tínhamos há um mês”, justificou, na ocasião.

Na semana passada, o Conselho de Ministros decidiu atribuir aos presidentes de Câmara dos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML), que se mantém em estado de contingência devido à pandemia de covid-19, a permissão de alteração dos horários de funcionamento dos estabelecimentos comerciais, competência que tinha sido retirada aos municípios no âmbito da pandemia de covid-19.

A decisão do Conselho de Ministros permite às autarquias fazer alterações nos horários de funcionamento dos estabelecimentos comerciais, de acordo com parecer das forças de segurança e da autoridade local de saúde, deixando de vigorar a obrigatoriedade de abrirem às 10:00 e encerrarem às 20:00.

Até agora, apenas os supermercados podiam permanecer abertos até às 22:00 (mas sem vender bebidas alcoólicas depois das 20:00), enquanto os restaurantes podiam admitir clientes até à meia-noite, tendo de encerrar à 01:00.

Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -