20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalBarreiroBruno Vitorino diz que futuro de 78 trabalhadores pode ficar sem RUMO

Bruno Vitorino diz que futuro de 78 trabalhadores pode ficar sem RUMO

Deputado do PSD critica dívida de meio milhão do Estado e lembra que já existem salários em atraso na instituição. E alerta: o fecho da RUMO irá afectar mais de seis mil pessoas em situação de desvantagem ou exclusão

Bruno Vitorino, deputado do PSD eleito à Assembleia da República pelo círculo de Setúbal, diz que o futuro da RUMO pode estar em causa, devido a uma dívida do Estado à instituição que ascende a meio milhão de euros. Verba essa que – revela o social-democrata, também eleito vereador no Barreiro – já foi adiantada pela instituição para os diferentes projectos que desenvolve.

- PUB -

Segundo o social-democrata, a referida dívida está a pôr em causa o normal funcionamento da instituição, o pagamento das suas obrigações ao Estado e o futuro de 78 trabalhadores, que já se encontram com salários em atraso.

“A acrescentar a tudo isto, a RUMO já tornou público que, se a situação não se alterar, já não tem condições de honrar compromissos legais com a Segurança Social e com as finanças. Ou seja, é o Estado a empurrar uma instituição para o incumprimento das suas obrigações para com o próprio Estado”, critica Bruno Vitorino, em nota de Imprensa enviada ao DIÁRIO DA REGIÃO, lembrando que o Governo “deve honrar os seus compromissos e evitar este tipo de episódios”.

O encerramento da actividade da RUMO, de acordo com o deputado do PSD, irá afectar “mais de seis mil pessoas em situação de desvantagem ou exclusão, impedir o acompanhamento de 1 500 pessoas por ano com incapacidade ou deficiência, bloqueando a formação e inserção no mercado de trabalho de mais de 300 pessoas”.

- PUB -

Face à situação, os deputados parlamentares do PSD eleitos pelo círculo de Setúbal “já enviaram um documento ao ministro da Segurança Social [Vieira da Silva] a pedir o pagamento das verbas em atraso”, pode ler-se na mesma nota.

A RUMO é uma cooperativa, sem fins lucrativos, sediada no Barreiro, que iniciou actividade em 1981. A instituição tem por objectivo fundamental a solidariedade social e o desenvolvimento de actividades de apoio em diferentes domínios de intervenção a pessoas em situação de desvantagem, visando a defesa dos seus direitos individuais e de cidadania, designadamente no quadro da promoção do direito à igualdade de oportunidades e à inclusão escolar, profissional e comunitária.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -