24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroAutarquias de Barreiro, Setúbal e Lisboa vão tomar posição pública sobre actividade...

Autarquias de Barreiro, Setúbal e Lisboa vão tomar posição pública sobre actividade portuária

A actividade portuária no Barreiro despertou o interesse de dezenas de munícipes que encheram o Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro para um debate intenso sobre a Plataforma Multimodal do Barreiro/Terminal de Contentores.

Representantes do Executivo Municipal do Barreiro e dos Conselhos de Administração do Porto de Lisboa – Carlos Correia – e da Baía do Tejo – Sérgio Saraiva – esclareceram os munícipes no que toca às questões económicas, ambientais, das acessibilidades, entre outras.

- PUB -

Numa fase pós submissão do projecto de Estudo de Impacte Ambiental (EIA), decorre, em fevereiro, a sua análise por parte da Agência Portuguesa do Ambiente (APA). A conclusão dos estudos e consequente emissão da Declaração de Impacte Ambiental (DIA) estão previstas para junho.

Sento o Projecto do Terminal de Contentores no Barreiro “viável do ponto de vista técnico, de intermodalidade e económico-financeiro”, Carlos Correia explicou que o Barreiro “beneficia da proximidade à rede ferroviária e rodoviária nacional, exigindo apenas um ramal de ligação ferroviário e uma variante rodoviária até ao espaço portuário”.

Salientou que no Barreiro estão criadas as condições para a constituição de uma plataforma logístico-industrial competitiva que “potencie actividade de suporte à actividade portuária. Dinamize a economia da Península de Setúbal, em particular do Barreiro, captando novos investimentos, com consequente criação de emprego”.

- PUB -

Uma das conclusões do Estudo de Impacte Ambiental apresentada por Carlos Correia refere que “os impactes positivos parecem contrabalançar os impactes negativos mais expressivos”. Concluindo que o cenário geral é um “balanço positivo na concretização do projecto”.

Na opinião de Sérgio Saraiva, este projecto “terá um impacte que transcende as fronteiras do Concelho e que permitirá atrair mais empresas” e acrescentou que “em qualquer cidade do mundo um Porto é uma alavanca económica”.

Por seu lado, o Vereador Rui Lopo, com responsabilidade na área do Planeamento, fez a retrospectiva do processo iniciado há cinco anos. Um trabalho que se encontra “ainda a meio, mas que irá promover o emprego e desenvolvimento económico do Concelho e da Região”.

- PUB -

No período de intenso debate, moderado pela Vice-Presidente Sofia Martins, foram apresentadas diversas questões.

Carlos Correia esclareceu que a entidade “Infraestruturas de Portugal” lançou um estudo sobre as acessibilidades e serão analisadas neste âmbito. Considera que “a Terceira Travessia do Tejo (TTT) é um elemento que potenciará a acessibilidade à margem norte”.

Em relação aos postos de trabalho, o novo terminal prevê a criação de 300 a 500 postos de trabalho directos na fase de construção e 1150 postos directos na fase de exploração.

A concluir, o presidente da CMB, Carlos Humberto, sublinhou o entendimento e esforço permanente entre APL, Baía do Tejo, as Infraestruturas de Portugal, o Município do Barreiro e a Câmara Municipal do Seixal neste projecto.

Em relação à atividade portuária regional, o município do Barreiro e as Câmaras de Lisboa e Setúbal irão tomar, segundo o Presidente, uma posição pública em breve. “Temos cosido estes entendimentos. Os presidentes das três autarquias partilham de uma visão comum: termos actividades portuárias que se complementam”.

Informou que o Terminal será construído em terrenos conquistados ao rio e que os mesmos “podem ser aproveitados para a actividade económica e para a criação de riqueza, o que é para nós a maior mais-valia”.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -