Olhar de grandes fotógrafos que captaram a Revolução dos Cravos para ver em Cacilhas

Olhar de grandes fotógrafos que captaram a Revolução dos Cravos para ver em Cacilhas

Olhar de grandes fotógrafos que captaram a Revolução dos Cravos para ver em Cacilhas

O registo é de 1974 a 1975, de um País que saiu da ditadura e aprendia a viver os primeiros dias em Liberdade

No Parque Empresarial da Mutela, frente aos antigos estaleiros da Lisnave em Cacilhas, vão estar em exposição 200 imagens, em grande formato, tiradas por alguns dos maiores fotógrafos do mundo que retrataram a Revolução dos Cravos a 25 de Abril de 1974, e que também acompanharam a independência das ex-colónias portuguesas.

- PUB -

Baptizada com o nome de uma das canções de Zeca Afonso, ”Venham Mais Cinco”, a mostra é inauguração é amanhã, sexta-feira, dia 23, às 21h00, com a presença de Sérgio Tréfaut, curador da exposição, e dos fotógrafos Fausto Giaccone, Jean-Claude Francolon, Jean-Paul Paireault, Michel Puech e Vojta Dukát, e de Patricia Newcomer (viúva e representante de Alécio de Andrade) e Marie-Monique Miroglio (viúva e representante Jean Paul Miroglio).

Vários fotógrafos vão assim estar presentes na inauguração, e também em visitas comentadas, de participação gratuita, mas sujeiras a lotação limitada.

Trata-se de um património histórico incontornável que não esteve acessível em Portugal durante 50 anos, e que agora pode ser visto até 24 de Agosto, de quinta-feira a domingo, das 11h00 às 19h00.

- PUB -

“Venham mais cinco foi uma ideia que surgiu no Verão de 1993, quando Margarida Medeiros e Ana Soromenho me desafiaram para produzir uma grande exposição com as imagens dos fotógrafos estrangeiros que haviam retratado o processo revolucionário português”, lembra Sérgio Tréfaut.

A exposição está dividida em quatro núcleos temáticos: A Festa da Liberdade, Novas Formas de Poder, Independências, Um País Dividido.

Concebida inicialmente para o vigésimo aniversário da Revolução (1994), só agora abre as portas, após o cinquentenário das primeiras eleições livres, e é organizada em homenagem a Margarida Medeiros, que esteve na origem do projecto e o defendeu durante três décadas.

- PUB -

Como refere Sérgio Tréfaut, em nota de Imprensa divulgada pela Câmara de Almada, “a elaboração e preparação desta exposição só foi possível com importantes apoios institucionais. Ministério da Cultura e Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril, num primeiro tempo e, depois, a sua inauguração e montagem só foi possível graças a um enorme investimento da Câmara Municipal de Almada, em colaboração com a Sociedade Arco Ribeirinho Sul, que cede o espaço”.

No sábado, dia 24, às 17h00, a mostra vai ser acompanhada pelos fotógrafos Jean-Claude Francolon, Fausto Giaccone, Michel Puech, Jean-Paul Paireault (com Sérgio Tréfaut), no domingo, à mesma hora, os fotógrafos são Jean-Claude Francolon, Michel Puech, Jean-Paul Paireault (com Sérgio Tréfaut). A 31 Maio, sábado, às 17h00, é a vez de Alain Mingam (com Sérgio Tréfaut).

As inscrições nas visitas comentadas devem ser feitas através do email venhammaiscinco1974@gmail.com

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não