Novos autocarros elétricos reforçam operação da TST em Almada, Seixal e Sesimbra

Novos autocarros elétricos reforçam operação da TST em Almada, Seixal e Sesimbra

Novos autocarros elétricos reforçam operação da TST em Almada, Seixal e Sesimbra

Os 43 veículos de última geração vêm aumentar a atual frota de 337 autocarros da TST a operar ao serviço da Carris Metropolitana na Área 3

A Carris Metropolitana decidiu integrar 43 novos autocarros 100% elétricos na sua frota atualmente em circulação nos municípios de Almada, Seixal e Sesimbra. Segundo a empresa, esta operação vem “reforçar o seu compromisso com a mobilidade sustentável”.

- PUB -

Os 43 veículos elétricos de última geração vêm aumentar a atual frota de 337 autocarros da Transportes Sul do Tejo a operar ao serviço da Carris Metropolitana na Área 3, elevando para mais de 10% a fatia da frota com emissões zero nesta operação.

“O primeiro autocarro elétrico chegou em março de 2025, tendo servido de base a uma fase de testes já concluída com sucesso. Atualmente, 26 destes veículos já chegaram e estão em preparação para entrada em serviço durante o mês de novembro. Os restantes 16 autocarros elétricos deverão chegar em janeiro de 2026 e prevê-se que comecem a circular em fevereiro”, refere em nota de Imprensa a Transportes Metropolitanos de Lisboa, que coordena a Carris Metropolitana.

Para garantir a eficiência da nova frota, a Transportes Sul do Tejo instalou 23 carregadores duplos, capazes de carregar os 46 veículos elétricos.

- PUB -

“Esta renovação representa mais um passo decisivo na estratégia de transição energética da Carris Metropolitana, que aposta numa operação mais eficiente, silenciosa e com emissões zero, alinhada com os objetivos de descarbonização da Área Metropolitana de Lisboa”, sublinha a mesma nota de Imprensa.

Os novos autocarros foram apresentados na sede da Transportes Sul do Tejo, num evento onde esteve o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, e os presidentes das câmaras municipais de Almada, Inês de Medeiros, e do Seixal, Paulo Silva.

Estiveram ainda presentes o Cardeal Américo Aguiar, Bispo de Setúbal e representantes dos conselhos de Administração da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) e do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), entre diversas outras entidades públicas e representantes do setor.

- PUB -

Há três anos, quando a Carris Metropolitana iniciou a sua operação, “apresentava uma frota nova ou praticamente nova, com todos os veículos com menos de um ano de idade, um marco que simbolizou desde o primeiro dia a aposta na modernização e qualidade do transporte público”.

A Área 3 da Carris Metropolitana que corresponde aos municípios de Almada, Seixal e Sesimbra, operada pela Transportes Sul do Tejo “continua a bater recordes de procura. Em outubro de 2025 a Carris Metropolitana alcançou um novo máximo histórico:  mais de 4 milhões de passageiros transportados num único mês e com grau de cumprimento da operação acima dos 98%”.

A Carris Metropolitana é a marca única dos serviços de transporte rodoviário da Área Metropolitana de Lisboa, coordenada pela Transportes Metropolitanos de Lisboa. A sua missão “é garantir um serviço público de qualidade, acessível e ambientalmente responsável, promovendo a mobilidade sustentável e a coesão territorial”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não