Foram distinguidos 47 alunos de 14 escolas – públicas, privadas e profissionais –, do ano lectivo de 2021/2022
A Câmara Municipal de Almada distinguiu os alunos que concluíram o 12.º ano com os melhores resultados através da atribuição do Prémio Almada Cidade Inteligente. Foi no Salão de Festas da Incrível Almadense, que foram distinguidos 47 alunos de 14 escolas – públicas, privadas e profissionais – de Almada, do ano lectivo de 2021/2022.
Inês de Medeiros, presidente do município, marcou presença e destacou a importância da escola na sociedade. “É na escola que aprendemos, mais do que a ler e escrever, o sentido da vida, a construir ideias que promovam um mundo melhor, com mais igualdade, mais tolerância, mais inclusivo, sem distinções de género, de classe ou de cor de pele e é esse o maior ensinamento que os professores nos transmitem. Se há algo de que me orgulho é que Almada será sempre esta terra de inclusão, de tolerância, de valores democráticos, dos grandes valores que inspiraram Abril. Por isso escolhemos o lema “Território de Muitos” onde todos são bem-vindos e todos, em conjunto, constroem o futuro de Almada”, referiu.
Este prémio tem como objectivo “reconhecer e divulgar o mérito académico dos jovens que que tenham concluído o ensino secundário”, nos cursos científicos-humanísticos e cursos profissionais em escolas secundárias e profissionais da rede pública e privada do concelho.
Reconhecer as instituições educativas locais, assentando no pressuposto de que a “educação é fundamental ao desenvolvimento da sociedade, adquirindo expressão na sua capacidade de gerar conhecimento e inovação, proporcionando aos cidadãos instrumentos de diferenciação positiva e de intervenção a uma escala cada vez mais global”, faz também parte do objectivo desta iniciativa.
Em comunicado de Imprensa, o município de Almada indica que com esta distinção anual pretende valorizar a “dedicação e o empenho dos alunos, incentivando o prosseguimento de estudos, imprescindível ao desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens”.