Município de Almada implementa sistema de recolha seletiva de biorresíduos

Município de Almada implementa sistema de recolha seletiva de biorresíduos

Município de Almada implementa sistema de recolha seletiva de biorresíduos

Foram instalados 35 abrigos para contentores de 240 litros, com controlo de acesso, destinados a servir cerca de 3 mil fogos nas zonas históricas

O município de Almada está a implementar, de forma faseada, um sistema de recolha seletiva de biorresíduos, nomeadamente de alimentares e de jardim, junto de habitações, hotéis, restaurantes e cafés.

- PUB -

Segundo a Câmara Municipal de Almada (CMA), os biorresíduos representam cerca de 50% do total de resíduos produzidos no concelho e, quando corretamente separados, podem ser transformados em composto orgânico utilizado no enriquecimento dos solos e em energia, contribuindo de forma significativa para uma economia mais circular e sustentável.

O sistema de recolha de biorresíduos está a ser desenvolvido, de forma faseada por todo o território do concelho e contempla a instalação de contentores coletivos de proximidade e a distribuição de contentores domésticos, para recolha porta-a-porta.

Nos contentores de biorresíduos podem ser depositados restos de preparação e confeção de alimentos, sobras de comida e de produtos frescos não embalados (legumes, frutas, carne e peixe), pão, bolos e saquetas de chá, guardanapos de papel usados e pequenos resíduos de jardim (relva, folhas e ramagens com menos de um metro de comprimento e três centímetros de diâmetro).

- PUB -

Em oposição, não deve ser colocado nestes contentores loiça, cerâmica, talheres e copos, embalagens de plástico ou metal, jornais, revistas e medicamentos, fraldas, dejetos de animais e águas de lavagem de alimentos.

Atualmente, adianta a autarquia, estão já em funcionamento 2.924 contentores de recolha porta-a-porta na Costa de Caparica, Charneca de Caparica, Sobreda e Feijó, 32 contentores enterrados de proximidade, com controlo de acesso, na Costa de Caparica, e 11 contentores de 800 litros de proximidade, com controlo de acesso, na Charneca de Caparica e Sobreda.

A CMA acrescenta em comunicado que, recentemente, foram instalados 35 abrigos para contentores de 240 litros, com controlo de acesso, destinados a servir cerca de 3 mil fogos nas zonas históricas de Almada e Cova da Piedade (Bairro de Nossa Senhora da Cova da Piedade).

- PUB -

“Devido à morfologia destas zonas, que apresentam acessos limitados para viaturas de recolha, os abrigos foram colocados junto aos contentores de 800 litros já existentes para resíduos indiferenciados, facilitando assim a deposição separada das duas frações”, salienta.

Este projeto de recolha seletiva visa o cumprimento das metas nacionais e europeias para a valorização de resíduos biodegradáveis e para a redução do envio de resíduos para aterro.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não