Tour “Casca de Noz” passa por Almada num espectáculo onde o fundador de os Azeitonas vai percorrer vários êxitos
O Teatro Joaquim Benite, em Almada, recebe este sábado, 15 de Abril, Miguel Araújo para um concerto, já esgotado, inserido na tour “Casca de Noz”. Aos 44 anos, o cantor de “Os maridos das outras”, é um dos mais destacados cantautores nacionais. Fundou os Azeitonas, banda que integrou mais de uma dúzia de anos, e de onde saiu oficialmente em 2016.
Em 2012, estreou-se em nome próprio com o álbum “Cinco dias e meio”, o qual incluía temas como “Os maridos das outras”, “Readers Digest” e “Fizz Limão”.
Dois anos mais tarde edita “Crónicas da Cidade Grande”, que se revelou um grande êxito com temas como “Balada Astral” – em dueto com Inês Viterbo -, “Cartório”, “José”, “Romaria das Festas de Santa Eufémia” – dueto com António Zambujo -, e “Recantiga”.
Entretanto, Miguel Araújo compõe temas e enceta parcerias com artistas como Ana Moura, António Zambujo, Luísa Sobral. Pedro Silva Martins, Catarina Salinas (Best Youth), entre muitos outos.
Em 2016 faz história, em parceria com António Zambujo, e esgotam 28 salas dos coliseus de Lisboa e Porto, um êxito sem precedentes, que daria origem à edição de um álbum ao vivo. Centenas de concertos em nome próprio pelo País, antecedem um novo álbum, o terceiro, de título “Giesta”, do qual “1987” se constituiu um dos maiores êxitos. A meio de 2017, e no ano seguinte, Miguel Araújo edita um livro de crónicas, intitulado “Penas de Pato”. Entre músicas e livros, em 2020 sai outro livro, “Seja o que for”, que mereceu grandes elogios e obteve quatro, em cinco estrelas, pelo jornal Expresso.
No confinamento dedica-se à escrita de canções e o resultado foi o álbum “Peixe Azul”, editado em 2021 e no qual Miguel Araújo assume o controlo total com composições, músicas, produção e execução de todos os instrumentos presentes no álbum.
Entretanto, foram anunciados mais concertos em parceria com António Zambujo para os coliseus, para finais deste ano.
No ano passado o cantautor lança os álbuns “As canções da Esperança” e “Chá Lá Lá”, dando início a uma tour mais intimista, intitulada “Casca de noz”, que chega agora a Almada.
Opinião Musical