Marchas populares de Almada desfilaram ontem pelos 50 anos do concelho

Marchas populares de Almada desfilaram ontem pelos 50 anos do concelho

Marchas populares de Almada desfilaram ontem pelos 50 anos do concelho

Marcha da Trafaria|Os padrinhos da Marcha da Trafaria vieram "a bordo" de um barco |Marcha da Capa Rica|Marcha do Beira-Mar|Marcha "Os Costinhas"|A Marcha da Charneca foi a primeira a actuar

O calor foi convidativo para milhares de pessoas se juntarem a assistir ao certame na Avenida António José Gomes, na Cova da Piedade

 

Foi com os termómetros a marcarem 30 graus que desfilaram ontem, na Avenida António José Gomes, onze colectividades participativas das Marchas Populares de Almada de 2023.

- PUB -

A noite era importante, não só pela celebração do padroeiro de Almada, o São João, como pelos 50 anos de elevação a cidade que o município está a celebrar.

Por volta das 21h30 começou o desfile na Avenida António José Gomes, o local escolhido para o certame desde o ano passado, depois de este se ter realizado durante vários anos em Cacilhas.

O cortejo ofereceu cor, música e boa disposição a quem escolheu passar a noite a celebrar a véspera do feriado municipal na Cova da Piedade.

- PUB -

Foram onze as marchas a concurso, mais duas do que o ano passado. A abrir esteve a Marcha “Os Costinhas”, da Associação de Pesca Artesanal, Local e Costeira (ALA), seguida da “Trafa-rica”, a marcha infantil do projecto R(Age) em Rede e da marcha de São João das Lampas, de Sintra.

 

 

- PUB -

Marcha Bicampeã abriu o concurso

Já o “verdadeiro” concurso contou com oito marchas e a primeira a desfilar foi a da Charneca com o tema “Charneca, conta-me um fado”. Seguiu-se a Marcha da Capa Rica que, descalça, relembrou os aguadeiros e as varinas com “De pregão em pregão. Aguadeiros e Varinas, um amor no São João”.

A Marcha do Beira-Mar de Almada foi a terceira a desfilar e dedicou o seu tema ao “mágico” cinquentenário da cidade com o tema “Almada – 50 anos de magia”.

À margem do rio, como está localizada, a Marcha da Trafaria não poderia ter outro tema que não o “Da Trafaria às descobertas”. A cenografia e os figurinos fizeram jus à letra, com os homens vestidos de marinheiros e os padrinhos da marcha, Jéssica Antunes e Rui Figueiredo, a entrarem “a bordo” de um barco feito à mão.

Já a recordar os anos 70, com calças largas e sapatos de plataforma, esteve a Marcha do Centro Comunitário PIA II com o tema “Almada vive por inteiro os anos 70”.

Com fatos alusivos ao rio Tejo, desfilou a Marcha do Pragal, que cantou o tema “Pragal – Uma Janela sobre o Tejo”.

A desfilar em penúltimo esteve a Marcha da Costa da Caparica, uma das que mais aplausos e gritos arrancou do público, com o tema “Nem seria de outra maneira”.

A marcha da Sociedade Filarmónica União Artística Piedense (SFUAP) foi a última a actuar. Em casa, a Cova da Piedade relembrou as lavadeiras e desfilou com o tema “A roupa branca nas mãos das lavadeiras”.

A festa terminou já de madrugada depois do concerto da Banda Sense, no coreto do Jardim da Cova da Piedade.

 

FINAL Vencedores são anunciados no Complexo dos Desportos

É no próximo dia 1 de Julho que as oito colectividades voltam a marchar, desta vez no Complexo Municipal dos Desportos “Cidade de Almada”, no Feijó.

Além de atribuídos os prémios do pódio, ou seja, do 1º, 2º e 3º classificados das marchas populares, são ainda conhecidos os vencedores dos prémios “Avenida”, para aquela que melhor desempenho teve no desfile de ontem, “Cenografia”, “Coreografia”, “Figurino”, “Musicalidade” e “Letra”.

No desfile do pavilhão é obrigatório que cada marcha apresente três marcações – a Grande Marcha de Almada 2023, com o nome “O Santo desceu do trono”, que é obrigatória e fornecida pela Câmara Municipal de Almada, a Marcha Inédita, ensaiada especificamente para as marchas deste ano por cada grupo, com letra e música originais e a 3.ª Marcha, que pode ter letra e música de anos anteriores.

A final do concurso está marcada para o próximo sábado, a partir das 20h30. Os bilhetes custam 5 euros e a entrada é condicionada a maiores de 3 anos.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -