FACTO DO ANO 2025 ALMADA: investimento da empresa, em dez navios de propulsão elétrica, no transporte fluvial, na ordem de 52,4 milhões de euros
O último dos navios elétricos encomendados pela TTSL – Transtejo Soflusa para operarem na travessia do Tejo entre a margem sul e Lisboa, chegou em outubro de 2025. Foi o “Peneireiro- -Cinzento”, uma embarcação com 40.15 metros de comprimento e 12.00 metros de largura, e capacidade para transportar 540 passageiros em lugares sentados, distribuídos por dois salões
A embarcação, que vem navegar na ligação Cacilhas (Almada) e também a partir do Seixal para a capital, completa um ciclo de investimento da empresa, em dez navios de propulsão elétrica, no transporte fluvial, na ordem de 52,4 milhões de euros.
O projeto total, incluindo navios, baterias e estações de carregamento, ascende 97 milhões de euros, com parte financiada por fundos europeus.
A operação avançou com a integração da frota verde, com a ligação Seixal-Cais do Sodré já a ser totalmente operada por estes navios, e tem vido a estender-se a Cacilhas.
Segundo a empresa, após a receção do último navio 100% elétrico, o “Peneireiro-Cinzento”, foi reforçada a oferta numa das ligações fluviais que mais passageiros transporta entre as margens do Tejo, Cacilhas.
“São cerca de 20 mil as pessoas que irão usufruir, diariamente, de viagens mais cómodas e sustentáveis”, referiu a empresa em novembro de 2025. Disse ainda, que esta operação mista “constitui um contributo para a promoção da mobilidade sustentável no rio Tejo, através da redução do impacto ambiental do serviço público de transporte, permitindo alcançar ganhos em eficiência energética, reduzir a pegada carbónica e melhorar significativamente a experiência da viagem fluvial”.