Veículo circulava em contramão, depois de os ocupantes terem tentado escapar à vigilância da PSP de Almada
Um homem foi atingido a tiro por militares da GNR ao final da manhã desta terça-feira, na Costa da Caparica, quando tentava escapar em contramão numa carrinha com matrícula espanhola, onde seguiam pelo menos mais sete ocupantes.
A intervenção da GNR ocorreu a pedido da PSP de Almada, que, segundo o Correio da Manhã, vigiava o grupo no âmbito de um inquérito relacionado com furtos. De acordo com o mesmo meio de comunicação, o pedido de apoio foi feito pouco depois das 10h00, quando elementos da Divisão de Almada observaram os suspeitos e estes se aperceberam da vigilância, iniciando a fuga.
Segundo fonte oficial da GNR, o alerta indicava que a carrinha seguia em direção à Costa da Caparica. O veículo foi avistado na rotunda de entrada da localidade, no final do IC20, momento em que o condutor, ao notar a presença dos militares, atravessou o separador central e circulou em contramão.
Os operacionais da GNR, fardados e à civil, efetuaram vários disparos de advertência para o ar, que não foram obedecidos. Face à continuidade da fuga, foi então efetuado um disparo em direção à viatura, atingindo o condutor numa perna, confirmou a mesma fonte ao Correio da Manhã.
Esta ação permitiu imobilizar o veículo e travar o grupo. Quanto ao ferido, este foi assistido pelos Bombeiros de Cacilhas e transportado para o Hospital Garcia de Orta, em Almada, sem ferimentos graves. Os sete acompanhantes foram retidos no posto da GNR da Costa de Caparica, devendo a sua custódia ser entregue à PSP.